PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Curativos biodegradáveis

Essa rede pára o sangramento e protege o ferimento de infecções.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 31 jul 2003, 22h00

Uma nova gaze fabricada a partir da proteína coagulante do sangue tem o poder de ser absorvida pelo organismo, uma vez que imita o tecido que se forma durante a cicatrização de um ferimento. Descoberta pelo pesquisador Gary Bowlin e seus colaboradores da Universidade Virginia Commonwealth, em Richmond (Estados Unidos), a gaze foi fabricada à base de fibrinogênio, proteína que forma o coágulo do sangue. É o fibrinogênio que se converte em uma rede de fibras insolúveis quando uma pessoa se fere. Essa rede pára o sangramento e protege o ferimento de infecções. Para fabricar a gaze, os cientistas extraíram a proteína do sangue e a dissolveram em um solvente orgânico. Com uma técnica chamada Electrospinning, que utiliza agulhas hipodérmicas elétricas, o material foi vaporizado sobre um tambor de aço em alta rotação e formou fibras mil vezes mais finas que um fio de cabelo – muito similares às que são formadas naturalmente na coagulação.

Essas fibras formam um “tecido” com cerca de um décimo de milímetro de espessura, o suficiente para ser usado sobre um ferimento. O próximo passo dos pesquisadores é utilizar nesse “tecido” a combinação de diferentes tipos de materiais (proteína da pele, colágeno e fatores de crescimento) que possam estimular a regeneração de diferentes tecidos específicos durante a utilização do curativo.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.