GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dá pra respirar de rosto colado?

Deus com Darwin, futebol com gripe, nariz com nariz - tudo com pergunta e resposta

Reportagem Cartola – Agência de Conteúdo

Há problema em duas pessoas respirarem de rosto colado, uma inspirando o ar que a outra expirou?
Leandro Meirelles, São Paulo, SP

Obrigado, Leandro. Muitas campanhas alertam nossa juventude sobre os perigos das doenças sexualmente transmissíveis. E quanto às aereamente transmissíveis? Por que se calam as autoridades sob essa nuvem que paira sobre os casaizinhos afoitos? Se um dos rosto-colantes estiver gripado, o outro também vai ficar. E, sei lá, não pode faltar ar? “Não, só se eles estiverem apaixonados”, brinca a diretora da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Valéria Martins. Isso porque nós expiramos CO2, mas não só CO2. “Tem oxigênio em quantidade suficiente”, garante a médica.

Camaleão cego muda a cor?
Dairon Graffitti, Porto Alegre, RS

A princípio, o camaleão precisaria ver o ambiente em que está para imitá-lo. Mas a Mãe Natureza (ou Tia Evolução – ver última pergunta) dá uma força aos répteis policromáticos visualmente desfavorecidos. Ainda que ele ignore se está cercado de verde ou rosa, estímulos externos, como temperatura, luz e umidade, fazem a cor do camaleão se aproximar do ambiente, diz o biólogo da Unesp Denis de Andrade, especialista em fisiologia animal. No mínimo, o estresse vai causar mudança de cor e assustar predadores. A não ser que seja uma terra de camaleões cegos e o predador for caolho, o que faria dele um rei (mais informações na página 42).

Sempre que jogo bola gripado, no dia seguinte estou melhor. Isso tem a ver com o suor liberado?
Josué Reis, Cariacica, ES

Não tem nada a ver com suor – ninguém mandou tentar adivinhar a resposta. Como explica a secretária-geral da Sociedade Paulista de Pneumologia, Valéria Martins, o bem-estar vem da atividade física, que libera endorfinas. Provavelmente você não anda jogando bola gripado, mas resfriado. Gripe é aquela que derruba, dá dores nas articulações, febre, não dá vontade de sair da cama. Resfriado é uma infecção menos grave e normalmente em dois dias melhora. Em ambos os casos a recomendação é evitar o exercício físico e tomar bastante água.

Para que servem aquelas bolas laranja nas redes de transmissão elétrica?
Carlos Dias, São Gotardo, MG
Marcus Prado, Irecê, BA
Maria Santos, Aquiraz, CE

Como decepcionar 3 leitores ao mesmo tempo: não tem graça nenhuma, é só uma sinalização aérea para impedir choques com aviões, helicópteros, paraquedistas etc. Mas não fiquem assim, amigos: mandem fotos dos globos laranja que vocês veem pela estrada e a gente publica na nossa seção de cartas.

É coerente acreditar em Deus e também em Darwin?
Marcelo Pereira, Ribeirão Preto, SP

Posto que o refeitório aqui da Abril serve uma sobremesa chamada “minibrigadeirão light”, qualquer coisa pode ser coerente. Na comunidade científica, o consenso é de que a evolução é autossuficiente, exclui a figura de um criador. No entanto, há uma dissidência que tenta aliar a religião com a Teoria da Evolução. Segundo o professor Eduardo Cruz, do departamento de teologia e ciências da religião da PUC-SP, formado em física experimental pela USP e doutor em teologia pela Universidade de Chicago, não há uma incoerência nas duas correntes: “A explicação darwiniana é bem completa, mas ainda resta tudo a ser dito sobre o sentido da criação. A presença de Deus sugere que há um propósito por detrás e à frente de tudo isso, apenas parcialmente reconhecível pelo homem”.