Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Dinossauros já estavam nas últimas antes do meteorito

Pesquisa demonstra que gigantes não iam bem das patas pelo menos 50 milhões de anos antes do impacto final

Por Fábio Marton Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 19 abr 2016, 17h45

A história que todo mundo contava até agora tinha um final abrupto: dinossauros dominaram a Terra por 150 milhões de anos até serem varridos pelo impacto de um meteorito de 10 km de diâmetro em Chicxulub no México.

Mas um grupo de cientistas britânicos, das universidades de Bristol e Reading acredita que não foi bem assim. O impacto foi só o epílogo de uma tragédia que já vinha de milhões de anos. Segundo uma análise estatística revisada dos fósseis, os dinossauros já estavam sendo extintos. Para ser mais exato, mais espécies se extinguiam que novas apareciam – e esse declínio já vinha de mais de 50 milhões de anos.

LEIA:
Cientista brasileiro cria galinha com perna de dinossauro
Cientistas vão perfurar o ponto da explosão que dizimou os dinossauros

Quando o meteorito atingiu a terra, há 66 milhões de anos, os saurópodes, grupo dos gigantes como o Brontossauro (sim, ele existe), estavam em rápido declínio, enquanto os terópodes, grupo do T-Rex, também não eram mais lá essas coisas, mas sua queda era mais suave.

Os cientistas não negam que o impacto tenha sido o que terminou de vez com os dinos. Mas eles já estavam com os dias contados. “Enquanto um apocalipse súbito pode ter sido o último prego no caixão, alguma outra coisa já estava impedindo os dinossauros de evoluírem novas espécies tão rápido quanto as velhas estavam desaparecendo”, afirma o paleontólogo Manabu Sakamoto, da Universidade de Reading (em entrevista para a Universidade de Bristol).

Sakamoto e sua equipe acreditam que fatores como a separação dos continentes, dando menos espaço para espécies cabulosamente grandes, e a intensa atividade vulcânica, que influenciava clima e vegetação, possam ser os responsáveis pela lenta queda dos titãs.

No final das contas, os únicos dinos que sobreviveram para contar a história são aqueles pousados em cima do poste agora.

O caçador de dinossauros do gelo