GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Entenda o reparo do DNA, o funcionamento da memória e bactérias antipoluentes em três minutos

Vem aí a final brasileira do FameLab, concurso científico mundial que premia pesquisadores capazes de traduzir ciência para o público geral

Uma mistura das séries de palestras Ted com o reality show The Voice tem desafiado pesquisadores do mundo todo a explicar conceitos e temas complexos da ciência, para leigos, em apenas três minutos. Com objetivo de promover a aproximação entre cientistas e o público em geral. 

Trata-se do FameLab, maior competição de comunicação científica do mundo, surgida no Reino Unido em 2005. Pela primeira vez no Brasil, o evento terá sua final realizada em São Paulo no dia 11 de maio. Serão 9 competidores, apresentando-se ao vivo e disputando o direito de representar o Brasil na final internacional, entre 7 e 12 de junho, em Cheltenham, Inglaterra. 

A final acontece nesta quarta-feira, entre 17h e 20h, no Centro Brasileiro Britânico: Rua Ferreira de Araújo, 741 – 1º andar (fica próximo à estação Pinheiros do metrô e da CPTM). Se você está em São Paulo e quer assistir, inscreva-se em http://abr.ai/1WZ2QD7.

Os participantes serão avaliados por uma comissão julgadora em três critérios: conteúdo, clareza e carisma. Para ajudar, os competidores brasileiros terão treinamento dois dias antes da competição com o especialista em comunicação em público Malcolm Love. O professor da Universidade do Oeste da Inglaterra estará em São Paulo entre 9 e 10 de maio e daqui parte para os EUA, onde vai fazer o mesmo treinamento com profissionais da NASA.

A final será aberta ao público, com entrada franca (mais informações aqui). Confira os vídeos enviados pelos finalistas.

Bianca Assis Barbosa Martins

 

Cibele dos Santos Borges

 

Gisele Antoniazzi Cardoso​ 

 

Gustavo Satoru Kajitani

 

Ingrid Regina Avanzi​

 

Jackson Itikawa

 

João Victor Cabral Costa

 

Leonardo Coelho Rabello de Lima​

 

Manoela Romanó de Orte