GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Espaçonave de papel

Pesquisador japonês quer lançar aviãozinho de 20 cm da Estação Espacial Internacional para a Terra

Texto Reinaldo José Lopes

Se tudo der certo, o origami bolado por um grupo de japoneses vai acabar indo audaciosamente aonde nenhum aviãozinho de papel jamais esteve. A equipe coordenada por Shinji Suzuki, do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica da Universidade de Tóquio, quer lançar a dobradura da Estação Espacial Internacional (ISS) e monitorar a chegada do brinquedo à superfície da Terra.

O aviãozinho de papel mede só 20 cm e já passou pelos primeiros testes em um túnel de vento, o mesmo aparelho onde são acertados os protótipos de aviões de verdade. Não é a primeira vez que Suzuki se une à Associação Japonesa de Aviões de Origami (é, isso existe de verdade). Dez anos atrás, eles montaram uma nave de 3 metros, que foi lançada do alto de uma montanha.

O projeto atual incorpora um “nariz” arredondado, para minimizar o aquecimento durante a reentrada na atmosfera, e também silício na “fuselagem”, para aumentar a resistência ao calor. Quando – e se – decolar da ISS, o aviãozinho voará a quase 25 mil km/h, mas não deverá se incendiar na reentrada por causa de sua pouca massa. Suzuki diz que a brincadeira pode inspirar designs inovadores para máquinas voadoras muito leves. De um jeito ou de outro, os astronautas provavelmente vão adorar.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.