Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Glosário – ABC sobrenatural

Entenda o vocabulário próprio e os jargões dos assuntos abordados neste guia - e divirta-se com os neologismos criados "do além"

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 mar 2023, 16h02 - Publicado em 28 Maio 2012, 22h00

A

ALÉM
O lado de lá, o mundo dos espíritos, ou, em sentido mais amplo, o departamento onde alocamos todos os fenômenos aparentemente incompreensíveis.

ANTIGO TESTAMENTO
A Bíblia hebraica completa e a primeira parte da Bíblia cristã. Composta por 73 livros que contam a história do povo de Israel, é fonte das previsões de fim do mundo feitas pela comunidade religiosa Testemunhas de Jeová.

C

CHARLATANISMO
O dicionário Houaiss define como “a exploração da credulidade pública, inculcando ou anunciando cura por meio secreto ou infalível”.

CLARIVIDÊNCIA
Forma de percepção extrassensorial. Os sensitivos com esse dom teriam a capacidade de captar informações sobre o presente ou o passado de maneiras não convencionais – por exemplo, ouvindo vozes e tendo visões.

D

DESENCARNADO
É o espírito que deixa o corpo físico, de carne e osso, e volta para o plano espiritual. Desencarnar é sinônimo de morrer, falecer, bater as botas, passar dessa para uma melhor.

DR. FRITZ
Não se sabe se o tal médico existiu mesmo, pois nunca foram encontrados documentos que comprovem sua passagem pelo mundo dos vivos. Segundo a versão dos médiuns que já teriam encarnado Adolf Fritz, ele nasceu na Alemanha em 1876 e trabalhou no front de batalha da 1a Guerra Mundial. Teria desencarnado em 1918, deixando inacabada sua missão na Terra.

Continua após a publicidade

E

ECTOPLASMA
Quando você estudava citologia na escola, o ectoplasma era a parte periférica do citoplasma de uma célula. No vocabulário do além, o ectoplasma é um fluido ou substância visível e diáfana produzida pelos médiuns – que escapa de suas mãos, boca e outros orifícios durante sessões de materialização a partir da energia vital. Numa reportagem de 1971 sobre Chico Xavier na revista Realidade, o jornalista José Hamilton Ribeiro publicou um curioso cálculo feito por um engenheiro: para transformar energia em uma pessoa de 70 quilos, ou seja, matéria, seriam necessários 1,75 x 102 kWh. Traduzindo, energia suficiente para derreter todo o ferro da serra de Carajás, a maior jazida do mundo.

M

MAGNETISMO
A força eletromagnética ou a propriedade que alguns materiais têm de atrair ou repelir outros.

MEDIUNIDADE
Segundo a doutrina espírita, canal psíquico que liga o mundo dos vivos (também chamados de encarnados) ao mundo dos espíritos (ou desencarnados). Pode manifestar-se em qualquer pessoa.

N

NOVO TESTAMENTO
Conjunto de 27 livros que formam a segunda parte da Bíblia cristã. Foi escrito depois da morte de Jesus e aceito pela igreja em 1546 como o único texto a contar a verdadeira história de Jesus.

P

PARAPSICOLOGIA
Ramo da psicologia que estuda os fenômenos paranormais ou “fenômenos psi”, como a psicocinese (ou telecinese) e a percepção extrassensorial (ou seja, clarividência, telepatia e precognição). Esses fenômenos começaram a ser pesquisados em 1882, com a fundação da Sociedade para Pesquisas Psíquicas, em Londres.

Continua após a publicidade

PASSE
É a transmissão de energias (ou fluidos) pelas mãos do médium. O passe teria o poder de afastar os maus espíritos ou, em alguns casos, de curar. Pode ser individual ou coletivo. É praticado não só no espiritismo, mas também na umbanda, com variações.

PERISPÍRITO
O termo cunhado por Allan Kardec aparece pela primeira vez no Livro dos Espíritos: “envolvendo o gérmen de um fruto há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar de perispírito serve de envoltório ao espírito propriamente dito”. Ele é a forma que um espírito qualquer assume quando aparece para o médium.

PSICOCINESE
Veja telecinese.

PSICOFONIA
Quando um espírito fala por meio do médium. Em 2004, em Brasília, o então deputado Luiz Carlos Bassuma, do PT, surpreendeu a Câmara quando presidia uma sessão em comemoração aos 200 anos de nascimento de Allan Kardec: ele baixou a cabeça, curvou-se, suas mãos começaram a tremer, e ele declamou uma oração. Há quem diga que ficou muito parecido com Chico Xavier. Veja o vídeo: https://migre.me/3XRyV

PSICOGRAFIA
A capacidade que médiuns teriam de escrever mensagens ditadas por espíritos. O tipo de texto varia: Chico Xavier, por exemplo, psicografou cartas, poesias, romances, artigos e frases invertidas, que só podiam ser lidas quando colocadas na frente de um espelho.

Continua após a publicidade

PSICOPICTOGRAFIA
Ou pintura mediúnica. É a manifestação de espíritos que se comunicariam com o mundo dos vivos por meio da pintura, com ajuda de um médium. Impressionistas famosos como Van Gogh, Renoir e Monet são figuras fáceis nessas sessões.

PREMONIÇÃO
Também denominada precognição, é a capacidade de antecipar o que irá acontecer no futuro.

T

TELECINESE
Também chamada de psicocinese, é a capacidade de mover objetos com o poder da mente. O exemplo mais clássico é o do israelende Uri Geller, que dizia entortar colheres e desviar raios laser apenas com a força do pensamento – mas foi desmascarado.

TELEPATIA
Forma de percepção extrassensorial como a clarividência, mas que envolve exclusivamente a comunicação entre as mentes de duas ou mais pessoas. O termo foi inventado por Frederic W. H. Myers, fundador da Sociedade para Pesquisa Psíquica, em 1882.

U

UBIQUIDADE
Capacidade que os espíritos teriam de se apresentar em vários lugares ao mesmo tempo. Isso explicaria a presença de Renoir em sessões concomitantes de pintura mediúnica.

Continua após a publicidade

V

VADE RETRO SATANA
Frase usada pelo menos desde 1412 nas sessões do exorcismo católico. Significa “Afasta-te, Satanás”. Afinal, capeta que é capeta entende latim.

X

XENOGLOSSIA
Fenômeno em que o médium fala ou escreve em idiomas que teoricamente desconhece.

O DEMO. TAMBÉM CONHECIDO COMO…

Satanás, belzebu, Satã, tinhoso, coisa-ruim, pé de bode, chifrudo, cão, Mefistófeles, Lúcifer, furioso, sete-pele, maligno, demônio, bode-preto, cramunhão, Fausto, besta, sarnento, danado, porco-sujo, arrenegado, diacho, atentado, canhoto, diogo, exu, mafarrico, coxo… Provavelmente não existe nada com tantos sinônimos quanto o dito-cujo. Em Grande Sertão: Veredas, o escritor Guimarães Rosa dedica boa parte de uma página à enumeração de nomes como esses.

ENVUDUZA ESSE ENCOSTO!

Muitas gírias estão repletas de referências sobrenaturais. Terreno especialmente fértil para incorporar (com o perdão do trocadilho) esse vocabulário é o mundo gay – o próprio bajubá, “dialeto” falado pelas travestis no Brasil, se baseia nas línguas africanas do candomblé.

DO ALÉM

SITUAÇÃO, PESA OU LUGAR ESQUISITO – OU QUE SURGE DO NADA.

Continua após a publicidade

Ebó mal-despachado

Nas religiões africanas, ebó é a oferenda feita para os orixás. No vocabulário popular, ebó mal-despachado é uma pessoa indesejável.

ENCOSTO

Espírito mala que cola numa pessoa e começa a prejudicar o andamento da sua vida. Passou a valer também para malas em geral, não apenas os do outro mundo.

Enfantasmado
Diz-se do sujeito impressionado ou perturbado por acontecimentos estranhos.

ENVUDUZAR
SECAR, BOTAR OLHO GORDO.

ESPIRITADA
Diz-se da pessoa que parece estar com alguma coisa esquisita no corpo, que age despropositadamente.

MALASMBRO
PESA OU SITUAÇÃO ESTRANHA, QUE CAUSA MEDO OU TRANSMITE ENERGIA RUIM.

POMBA-GIRA
Endemoniada, “com a corda toda”. No vocabulário gay, a expressão “baixar a pomba-gira” significa sair para a pegação.

Exuzenta
Pessoa com energia ruim, que deseja o o mal alheio.

ZORAIDE
Gíria para homens gays esotéricos. A origem é a personagem da atriz Jandira Martini na novela O Clone – ela previa o futuro na borra de café.

Ungido (por ou em Cristo)
A expressão se popularizou graças Cleycianne Ferreira, blogueira evangélica fake criada pelo estudante de arquitetura Thiago Pereira. Diz-se daquele que foi consagrado em ritual, por óleos abençoados. Segundo o blog Teologia Pentecostal, “a unção é o próprio Espírito Santo que habita no regenerado. Todo verdadeiro cristão é ungido por Cristo”.

FONTES
CIENTISTAS, LIVROS E ESTUDOS CONSULTADOS PARA AS REPORTAGENS DO GUIA

• Alexander Moreira-Almeida, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

• Á lvaro Tronconi, professor da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Núcleo de Estudo de Fenômenos Paranormais (NEFP)

• A ndrew Lang, “Crystal Visions, Savage and Civilised”, The Making of Religion

• Andrew Newberg, professor do Departamento de Estudos da Religião da Universidade da Pensilvânia, EUA

• Antonio Damasio, O Erro de Descartes

• A ssociação de Editoras, Distribuidoras e Divulgadores do Livro Espírita (Adeler)

• A ssociação Internacional para Estudo de Quase-Morte

• C enter for Spirituality, Theology and Health, Universidade de Duke, EUA

• D ean Radin, The Conscious Universe

• Discovery Channel, Parapsicólogos Russos (Powers of the Russian Psychics)

• Edward. A. Dames, Tell Me What You See: Remote Viewing Cases from the World’s Premier Psychic Spy

• Enciclopédia das Testemunhas de Jeová

• Federação Espírita Brasileira (FEB)

• Francisco Lotufo Neto, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

• Fraternidade André Luiz – Caridade em Marcha

• Frederico Camelo Leão, psiquiatra e psicoterapeuta, coordenador do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Proser/IPq/FMUSP)

• George Duby, O Ano 1000

• Gerd Gigerenzer, O Poder da Intuição

• Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas

• Herbert Benson, fundador do Mind/Body Medical Institute, associado à Universidade de Harvard, EUA

• Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

• James Randi, The Faith Healers

• Jorge Roberto Leite, professor de medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

• Joseph Banks Rhine, Extra-Sensory Perception

• Joseph McMoneagle, em entrevista para Psychic World (1998)

• Jostein Garden, Victor Hellern, Henry Notaker, O Livro das Religiões

• Kenneth Ring, Life at Death: a Science Investigation of the Near-Death Experience

• Malcolm Gladwell, Blind: A Decisão num Piscar de Olhos

• Marcelo Souto Maior, As Vidas de Chico Xavier

• Mauro Beauregard, neurocientista da Universidade de Montreal, Canadá

• Michel Persinger, coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurociência da Laurentian University, Canadá

• Nívio Ramos Sales, Búzios, a Fala dos Orixás

• O laf Blanke, do Laboratório de Ciência Neurocognitiva, Suíça

• O smar Barbosa, Grande Dicionário de Sinônimos e Antônimos

• P eter Brugger, neurologista do Hospital Universitário de Zurique, Suíça

• P im van Lommel, Consciousness Beyond Life – The Science of the Near-Death Experience

• Raymond A. Moody Jr., A Vida Depois da Vida

• Rush University Medical Center, Chicago

• Salvatore M. Aglioti e colegas, “Action anticipation and motor resonance in elite basketball players”, Nature Neuroscience

• Sandra Jacqueline Stoll, Espiritismo à Brasileira

• Sérgio Felipe de Oliveira, psiquiatra e mestre em neurociências e comportamento pela Universidade de São Paulo (USP)

• The Skeptic’s Dictionary, https://www.skepdic.com/

• “Uberaba, a cidade do espiritismo”. Veja, edição 3 170, 13 de junho de 2010

• Wellington Zangari, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais (InterPsi)

Sites

• dasfutil.net/dicionario-de-girias-gays.html

www.filmeb.com.br

www.imdb.com

www.joaodedeus.com.br

www.saofreigalvao.com.br

www.livescience.com

www.time.com

www.filmsite.org

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.