Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Golfinhos também sorriem para socializar, descobre estudo

Pesquisa mostrou que os mamíferos fazem expressões faciais de boca aberta, muito parecidas com sorrisos, enquanto brincam. Veja vídeo.

Por Eduardo Lima
10 out 2024, 12h00

Os golfinhos são conhecidos como alguns dos animais mais inteligentes do mundo. Agora, um novo estudo mostrou que esses mamíferos aquáticos do gênero Tursiops também têm inteligência social, já que sorriem uns para os outros quando estão brincando.

A pesquisa, publicada no periódico iScience, mostrou que os golfinos também usam expressões faciais para se comunicar, incluindo algumas parecidas com sorrisos.

Imitação rápida de comportamentos e sinais com a boca aberta são técnicas usadas por diversas espécies da família dos mamíferos para se comunicar. A descoberta dessas características nos golfinhos sugere, de acordo com os pesquisadores, que a comunicação visual usando o rosto tem um papel essencial nas interações sociais complexas entre mamíferos.

Assista os golfinhos sorrindo

Os pesquisadores italianos observaram golfinhos da espécie Tursiops truncatus vivendo em cativeiro. Eles perceberam que os animais frequentemente faziam expressões faciais com a boca aberta enquanto brincavam, como se estivessem sorrindo, mesmo. Eles não repetiam o comportamento em outras situações.

Compartilhe essa matéria via:

Para entender melhor a linguagem corporal dos golfinhos, a equipe gravou 80 horas de vídeo com 22 espécimes que viviam em dois parques: Zoomarine Rome, na Itália, e Planète Sauvage, na França. Em todas essas gravações, os cientistas conseguiram identificar 1288 sinais de boca aberta dos animais.

A grande maioria dos sorrisos rolaram quando os golfinhos estavam brincando entre si, e quase 90% das expressões faciais com a boca aberta foram realizadas quando o animal podia ver o rosto de seu companheiro de brincadeira. Mas os humanos não precisam ficar tristes com a falta de educação desses mamíferos aquáticos: alguns poucos exemplos desse tipo de comunicação corporal também apareceram enquanto eles brincavam com pessoas.

Quando um golfinho sorri para o outro, os pesquisadores descobriram que existe uma chance de 33% que ele retribua o gesto, fazendo uma mímica da expressão que seu companheiro fez. A resposta vem rápido, às vezes em menos de um segundo. Dá para ver os golfinhos sorrindo entre si nesse vídeo:

Ainda não se sabe o que esse comportamento significa para os golfinhos. Será que o sorriso é uma forma de ser simpático, de convidar para brincar, de mostrar que está se divertindo? Não dá para cravar. 

Outras espécies de mamíferos já mostraram comportamentos similares, mas essa expressão facial com a boca aberta nem sempre parece dizer algo sobre os sentimentos dos animais. Por causa disso, o estudo prefere usar o termo neutro “expressão facial”, sem chamar a boca aberta dos golfinhos de sorriso.

Uma lacuna nessa pesquisa é que os cientistas não examinaram se os golfinhos estavam fazendo sons quando abriam a boca. Pode ser que eles abriram a boca para comunicar algo usando vocalizações. Além disso, o estudo foi feito com golfinhos em cativeiro. Ainda é preciso examinar se esse comportamento também é verificável entre animais livres.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.