PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Golpe final na fusão a frio

O químico americano Kevin Wolf admite o erro de sua experiência e disse que o material que utilizara estava contaminado e por isso a energia que julgara resultante da fusão de átomos era na realidade uma reles combinação química.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 31 ago 1990, 22h00

O que talvez seja o tiro de misericórdia na fusão a frio acaba de ser disparado nos Estados Unidos, fulminando de vez a esperança dos cientistas de obter a formidável energia da fusão nuclear com o auxilio de uma simples bateria. A experiência, anunciada com estardalhaço em maio do ano passado pela dupla de químicos Martin Fleischmann e Stanley Pons, da Universidade de Utah, em Salt Lake City, foi imitada a toque de caixa (e depois abandonada à falta de resultados conclusivos) por cientista de muitos paises, entre eles o Brasil. Junto aos que disseram aos que disseram obter fusão a frio estava o respeitado químico americano Kevin Wolf, da Universidade do Texas, conhecido pelo cuidado com que faz ciência. Movido pelo rigor que lhe é característico, ele resolveu refazer passo a passo a experiência que aparentemente dera certo. E assim descobriu que o material que utilizara estava contaminado e por isso a energia que julgara resultante da fusão de átomos era na realidade uma reles combinação química.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.