Clique e assine a partir de 8,90/mês

Mergulho mais profundo da história encontra saco plástico

Um ex-oficial da marinha desceu a quase 11 mil metros de profundidade... E achou souvenirs: uma sacola de mercado e papeis de bala.

Por Maria Clara Rossini - Atualizado em 5 set 2019, 12h54 - Publicado em 27 jun 2019, 16h04

O oficial da marinha aposentado Victor Vescovo bateu o recorde histórico de mergulho marítimo mais profundo. Usando um pequeno submarino, ele alcançou 10,927 m de profundidade — 16 metros a mais do que o recorde anterior.

Sozinho, ele atravessou as Fossas Marianas, localizadas no Pacífico, onde fica o ponto mais profundo de todo o oceano. O mergulho durou quatro horas e pode ter descoberto quatro novas espécies de animais.

Além de passar por peixes translúcidos, típicos das zonas abissais, o marinheiro encontrou algo ainda mais estranho: sacolas plásticas e papéis de bala. Essa não é a primeira vez que encontram lixo no fundo do oceano… O que só aumenta a preocupação com o ecossistema marinho.

A viagem de Vescovo faz parte da Expedição das Cinco Profundezas, que pretende chegar aos locais mais fundos de cada um dos oceanos — agora só falta ver quanto lixo vão encontrar por lá. 

Continua após a publicidade
Publicidade