GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Mudança de ordem entre os répteis

A Genética vira de cabeça para baixo a família dos répteis. As cobras viram tias-avós dos crocodilos, que se tornam primos em primeiro grau das tartarugas.

As tartarugas, sempre deixadas para escanteio quando o assunto é evolução, dão uma reviravolta. Elas pulam direto da base para o topo da árvore genealógica dos répteis. Tudo graças à pesquisa do biólogo Blair Hedges, da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O cientista comparou 32 genes de diversos animais, entre eles as tartarugas, os jacarés e as cobras. Notou, então, que o DNA dos crocodilos é mais parecido com o das espécies cascudas do que com o das serpentes. É sinal de que os dois primeiros são parentes próximos, e não distantes, como assinala a classificação atual (veja o infográfico). “Depois de dez anos de trabalho, estou convencido de que a nova árvore reflete a verdadeira evolução dos répteis”, disse Hedges à SUPER. Para ele, a história começou com o aetossauro, que perambulou pelo planeta há 250 milhões de anos. O monstro misturava traços de jacaré e tartaruga e, durante algum tempo, pode ter convivido com os ancestrais de ambos. Teria sido uma espécie de elo perdido entre eles.

Nova posição na família

As tartarugas sobem para um ramo vizinho ao dos jacarés.

1. Na classificação atual, as tartarugas aparecem no pé da árvore genealógica. As cobras ficam mais acima, perto dos jacarés.

2. Os genes sugerem que os bichos sem pernas são uma linhagem antiga e os cascudos, tão evoluídos quanto os crocodilos

Prima assustadora

O estudo dos genes da tartaruga-mordedora e de outras espécies do seu grupo, o dos quelônios, mostra que eles são parentes próximos dos jacarés.

Glutona

A mordedora mora em rios de todos os continentes. Come de tudo: peixes, insetos e pequenos mamíferos. Tem 90 centímetros de comprimento

Ancestral comum

O aetossauro, com 3 metros de comprimento, habitou a Terra há 250 milhões de anos. Tinha boca grande, dentes longos e uma carapaça nas costas. O biólogo Blair Hedges acha que ele deu origem tanto às tartarugas quanto aos jacarés.