GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Na Selva – Irracionais? Nem tanto

Bullying aviário, sexo oral de morcegos, macacos-manicures... bichos até que se parecem com a gente. Ou não

Com a boca na botija – Cynopterus sphinx

O pesquisador Gareth Jones, da Universidade de Bristol, Reino Unido, descobriu que morcegas dessa espécie sugaM algo além de frutAS. imagens registradas por ele mostram que, Na cópula, as fêmeas se contorcem para fazer sexo oral nos machos. Isso aumentaria as chances de uma fertilização bem-sucedida.

Convertido pelo mercúrio – Eudocimus albus

Cientistas da Universidade da Flórida perceberam que boa parte dos machos (55%) da ave íbis-branco rejeitou as fêmeas e passou a preferir companheiros do mesmo sexo depois de ser contaminada por mercúrio. No grupo de espécies estudado, a produção de ovos diminuiu 30%. Peter Frederick, líder do estudo, acredita que o mercúrio causa mudanças significativas no sistema endócrino dos íbis, desregulando a produção de hormônios sexuais como a testosterona e o estradiol. E enfatiza: não há relação entre este efeito nos íbis e em seres humanos.

Bocejo não pega – Geochelone carbonaria

Ao menos para tartarugas-de-pata-vermelha. Pesquisadoras da Universidade de Viena e da Universidade Radboud, na Holanda, levaram 6 meses para ensinar Alexandra, uma das 7 tartarugas envolvidas no experimento, a abrir a boca quando elas movessem um quadradinho vermelho perto de sua cabeça. Aí colocaram as outras tartarugas para assistir ao espetáculo de Alexandra. Primeiro, apenas uma vez. Depois repetidas vezes ao vivo, e, finalmente, em vídeo. E concluíram: “As tartarugas-de-pata-vermelha não bocejam de maneira contagiosa”. Cool, não acha?

Bullying no ninho – Sula granti

Ser um alcatraz-de-Nazca, de Galápagos, exige fibra. Essas aves monogâmicas botam só dois ovos por temporada anual, com intervalo de dias. Só que o mais novo serve só de reserva caso o primogênito – em geral, 30% maior – não vingue. Se o caçula sair da casca, terá de lutar com o irmão brutamontes contra a expulsão do ninho e, portanto, a morte.

A hora da vingança

Caso sobreviva, o caçula enfrentará abusos, até sexuais, de aves adultas de outras famílias até chegar aos 80 dias de vida – a maturidade. Aí ele se vinga, praticando em outros o mesmo bullying sofrido.

Trauma de infância

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte protegeram das agressões um grupo de albatrozes-de-Nazca entre os 30 e os 80 dias de vida. Mediram seus níveis de corticosterona e compararam a filhotes agredidos. As aves que sofreram bullying tinham 5 vezes mais desse hormônio relacionado ao estresse, após os ataques e até na manhã seguinte. Os cientistas acham que isso provocaria mudanças irreversíveis no cérebro e comportamento dos bichos. Daí a tendência ao revide.

Macaco metrossexual – Mandrillus sphinxs

Quantas vezes você vai à manicure em um mês? Um macaco mandril foi flagrado 7 vezes em 3 meses cuidando do asseio das garras de seus pés no zoológico de Chester, Reino Unido. O macaco usava um pedaço de madeira que ele mesmo afiou para cuidadosamente retirar a sujeira de baixo das unhas. Depois, ainda arrematava o serviço esfregando os pés no próprio pelo para dar uma polidinha.

Decifra-me ou te devoro – Latrodectus mactans

As aranhas viúvas-negras devoram seus machos logo após a cópula – assim garantem nutrientes durante a gravidez. Mas os rapazes desenvolveram uma estratégia para se livrar do pior – escolher as meninas mais bem alimentadas. Eles farejam um componente químico presente apenas na teia de aranhas satisfeitas. Pesquisadores da Universidade de Nebraska, EUA, chegaram a essa conclusão depois de separar fêmeas da espécie em dois grupos. Um passou 4 semanas alimentado ao ponto de rejeitar um saboroso grilo. O outro passou fome. Quando os machos foram colocados para fazer a dança do acasalamento, esforçaram-se mais para o time das satisfeitas.

O rei da bola – Platycleis affinis

Os humanos podem ter pênis desproporcionalmente grande comparado a outros primatas. Mas se o assunto for testículos, nem adianta tentar competir. Uma espécie de grilo é o campeão dos campeões no reino animal. As bolsas que armazenam seus espermatozoides correspondem a nada menos que 14% de seu peso. A anatomia favorece o sucesso sexual do inseto porque permite que ele se reproduza com o maior número possível de fêmeas.

Pay-per-view – Macaca mulatta

Estima-se que 70% dos homens entre 18 e 24 anos acessem sites de conteúdo pornográfico na internet pelo menos uma vez por mês. Mas a preferência pela sacanagem não é privilégio do Homo sapiens. Na Universidade de Duke, EUA, descobriu-se que macacos Rhesus abririam mão de uma dose a mais de suco de cereja para olhar por meio segundo a mais para a foto de um derrière de macaca. Em compensação, se era para ficar olhando para fotos de machos inferiores a eles no grupo, pediam suco a mais.