GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Nada passa desapercebido

Não precisa ter dó dos passarinhos - alguns deles enxergam melhor que você

Como as aves enxergam, se têm um olho de cada lado da cabeça?

É estranho, mas elas vêem tudo muito bem. Um olho capta o que se passa à direita e o outro não deixa escapar nenhum detalhe à esquerda. Algumas conseguem saber até o que está acontecendo às suas costas (veja o quadro abaixo). “Elas têm uma visão panorâmica que pode chegar a 360º”, explica Elizabeth Höfling, ornitóloga da Universidade de São Paulo (USP).

Aves quase sempre são pequenas, o que as faz vulneráveis. Daí a importância de saber o que ocorre à sua volta e perceber a movimentação de um possível predador. “Em compensação, elas têm pouca visão estereoscópica”, diz Höfling, referindo-se à capacidade de enxergar com perspectiva. Isso só é possível quando se olha com os dois olhos para o mesmo objeto, como fazem os mamíferos, inclusive os seres humanos. Nessas condições, o cérebro compara as duas imagens e nos diz a que distância elas estão. As aves quase sempre vêem chapado, em duas dimensões, como se fosse uma fotografia.

Cada um vê o que precisa

Compare a visão dos humanos com a de três tipos de ave.

1. Nossos dois olhos estão virados para o mesmo lado. Isso faz com que tenhamos um campo de visão pequeno, mas um grande senso de perspectiva. Somamos, no cérebro, as duas imagens do objeto.

2. A maioria dos pássaros tem olhos muito separados, com vasto campo de visão. Eles até conseguem ver com perspectiva, se olharem bem de frente, pois há uma pequena zona onde os dois olhos se encontram. Além disso, percebem movimentos em quase toda a sua volta.

3. Os gaviões são uma exceção. Seus dois olhos ficam à frente, como os dos homens. É que eles não se preocupam com surpresas pelas costas. Querem é calcular a distância das presas lá embaixo.

4. O pombo é um caso engraçado. Como passa boa parte do tempo ciscando, com o nariz no chão, sua visão traseira é melhor que a dianteira. Assim, evita que alguém o surpreenda durante a refeição.