Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Nasa descobre “mensagem” escrita na superfície de Marte

Por Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 12 jul 2016, 16h58

Cientistas da Nasa encontraram dunas em Marte que, estranhamente, se parecem com os pontos e traços que compõem o código Morse. A imagem foi tirada no dia seis de fevereiro deste ano por uma câmera a bordo de uma sonda que orbita o planeta vermelho desde 2005.

Por mais que a nossa mente moldada pela ficção científica queira, a mensagem formada não é uma tentativa dos alienígenas de se comunicarem com os terráqueos. Na realidade, os pontos e traços foram esculpidos pelo vento, como acontece com as dunas na Terra.

De acordo com um comunicado da Nasa, os sinais foram encontrados em uma depressão circular que limita a quantidade de areia disponível para a formação de dunas. Ela provavelmente influenciou os ventos locais e, por isso, a “mensagem” foi elaborada.

Os cientistas da agência espacial explicam que os longos traços são formados por ventos bidirecionais. Isso significa que o vento foi “soprado” em ângulo reto com a duna. Já os pontos são criados onde há alguma interrupção no processo de desenvolvimento dessas dunas lineares.

Contudo, eles ainda não sabem dizer como isso ocorre. Portanto, as fotos tiradas pela Nasa podem ajudar os geofísicos a entender a direção dos ventos em Marte e como foram criadas essas composições geológicas.

Apesar de a pesquisa da Nasa não estar voltada para a comunicação com vidas extraterrestres, Veronica Bray, cientista da agência espacial, quis saber se uma mensagem poderia estar escondida nas linhas e nos pontos das dunas.

Segundo Bray, em entrevista para o Gizmodo, os sinais formam a seguinte frase:

NEE NED ZB 6TNN DEIBEDH SIEFI EBEEE SSIEI ESEE SEEE !!

Agora, é você quem escolhe se isso é apenas uma formação geológica ou uma mensagem em uma língua extraterrestre.