Nasa está fazendo testes para plantar batatas em Marte

Estudos estão sendo feitos no deserto do Atacama, no Peru

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 09h18 - Publicado em 23 fev 2016, 20h45

Perdido em Marte e seu protagonista, o astronauta Mark Watney, já haviam nos avisado: plantar batatas no planeta vermelho é algo a ser explorado. Parece que a Nasa concorda. O novo projeto da agência espacial americana é justamente enterrar 100 diferentes tipos de batata no deserto do Atacama, para que um dia possamos ter uma horta marciana.

O projeto é uma parceria da Nasa com o Centro Internacional das Batatas (CIP) – uma organização localizada em Lima, Peru, que tem como objetivo catalogar e estudar o alimento, visando utilizá-lo para diminuir a fome no planeta. Entre os mais de 4.500 tipos de batata registrados pelo CIP, foram selecionadas 100, sendo 40 delas nativas da Cordilheira dos Andes, onde acredita-se que foram plantadas as primeiras mudas do alimento, há 2.500 anos.

LEIA: Calendário astrônomico: os melhores eventos espaciais de 2016

As experiências ocorrerão em uma região do deserto chamada de Pampas de La Joya, e o local não foi escolhido atoa “Marte e Joya têm níveis baixíssimos de microrganismos e materiais orgânicos, enquanto possuem altos quantidades de elementos químicos oxidantes. São ambientes muito parecidos”, afirma Julio Valdivia-Silva, biólogo espacial do Instituto Nacional para Pesquisa e Treinamento em Telecomunicações do Peru à revista americana Scientific American.

O experimento será dividido em três etapas. Na primeira delas, que já está ocorrendo desde janeiro, os cientistas tentaram plantar no deserto as batatas modificadas geneticamente para serem resistentes a vírus, sobreviverem à ambientes extremamente secos e até alagamentos. São mais de 90 quilos plantados. Na segunda fase, os alimentos serão congelados – a ideia é ver se as batatas conseguiriam resistir à viagem interplanetária (que pode durar 9 meses). Na terceira etapa será testado o plantio dentro de CubeSets, pequenos satélites que conseguem armazenar objetos em seu interior.

O plano é que a Nasa construa um centro de estudos em território peruano. “A imagem de estudantes construindo hortas e se comunicando virtualmente com laboratórios na Califórnia, Lima e Dubai é algo extremamente animador para o futuro da exploração planetária e astrobiologia. O projeto de estabelecer comunidades em Marte, fará com que estabeleçam comunidades na Terra”, afirma Melissa Guzman, astrobiolóloga da Nasa. “Os esforços extraordinários dos envolvidos elevaram o nível das discussões sobre plantações extraterrestres. A ideia de produzir comida para colônias humanas no espaço pode ser realidade em pouco tempo”, diz Chris McKay, biólogo da agência espacial.