NASA vai prender quatro pessoas em uma cabine por um mês, só para ver o que acontece

Apenas mulheres vão participar do experimento. Elas vão ficar confinadas em um módulo do tamanho de um ônibus, trabalhando 16 horas por dia.

Atualizado em 11 mar 2024, 09h23 - Publicado em 4 fev 2016, 16h45

Você consegue ficar quanto tempo sem sair de um quarto? E se colocarmos mais três pessoas no cômodo, tirarmos sua internet, e te obrigarmos a trabalhar 16 horas por dia? Acha que aguenta um mês? Pois esse é o desafio que a NASA lançou para quatro voluntárias. O motivo? Eles estão curiosos para saber o que vai rolar.

A ideia é: quando se manda pessoas para o espaço, elas terão que ficar confinadas dentro da espaçonave por muito tempo, o melhor então é testar as possibilidades mais agressivas em solo terrestre, para entender como os astronautas podem se comportar quando estiverem flutuando pelo universo. Para deixar tudo o mais adverso possível, o único contato externo que as participantes terão será com a central da NASA, que responderá com um delay de até 10 minutos – o mesmo tempo que levaria para uma resposta chegar ao espaço.

LEIA: 16 imagens do astronauta-fotógrafo que posta direto do espaço nas redes sociais

O local do confinamento não é exatamente um quarto, mas é quase. Chamada de HERA, sigla em inglês para Análise de Pesquisa e Exploração Humana, a construção é um pequeno módulo espacial com três andares. E não se engane pelo número de lances, a NASA não revela dados específicos quanto a área do local, mas, de acordo a Universidade de Houston, HERA tem apenas 14 metros de comprimento e 7 de altura. É quase que viver dentro de um ônibus público por 30 dias. A agência espacial americana também liberou um gif da área interna, que dá uma ideia da claustrofobia que isso pode trazer

O isolamento é uma simulação reduzida de uma missão que duraria 715 dias e teria como objetivo coletar amostras e informações sobre um asteroide próximo da Terra. Entre as 16 horas diárias de trabalho (de segunda à sexta) estão exercícios físicos, reuniões, simulações espaciais referentes à missão e cuidar das plantas e camarões de água salgada que estarão a bordo.

Para escolher as quatro voluntárias a NASA usou os mesmos critérios utilizados na seleção de astronautas.