Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Nasa libera primeiro vídeo e áudios do rover Perseverance em Marte; veja

Imagens mostram momento exato em que o robô tocou a superfície do planeta - e ruídos retratam, pela primeira vez, o som ambiente de Marte.

Por Bruno Carbinatto 23 fev 2021, 18h46

A Nasa liberou, no fim desta segunda-feira (22), os primeiros registros em áudio feitos pelo rover Perseverance, que pousou em Marte na última quinta-feira (18). A agência espacial americana também divulgou um vídeo do momento da aterrissagem do robô no planeta.

É a primeira na história vez que o som do Planeta Vermelho é registrado e enviado à Terra. O microfone do Perseverance não funcionou durante o pouso em si, mas começou a captar ruídos quando o equipamento já estava são e salvo em solo marciano. Em um dos primeiros áudios divulgados, é possível ouvir os barulhos gerados pelo próprio robô, juntamente com os sons ambiente marcianos:

Uma outra faixa divulgada pela agência filtra os sons do rover, resultando apenas o barulho natural de Marte.

Continua após a publicidade

Além dos áudios, a agência divulgou um vídeo de mais de três minutos de duração que detalha o momento em que o Perseverance pousa na superfície marciana. Do momento da abertura do paraquedas, o sistema de câmeras da missão cobriu todo o processo de descida do rover até a cratera Jezero. A filmagem começa 11 quilômetros acima da superfície, mostrando ação supersônica do maior paraquedas já enviado para outro mundo, e termina com o momento em que o robô toca em segurança na cratera a uma velocidade de 2,6 km/h. Cinco câmeras localizadas em três componentes diferentes das espaçonaves coletaram as imagens.

“Para aqueles que se perguntam como se pousa em Marte – ou por que é tão difícil fazer – aqui está a resposta”, disse o administrador interino da Nasa Steve Jurczyk. “A missão Perseverance está apenas começando e já forneceu alguns dos registros visuais mais icônicos da história da exploração espacial. O vídeo reforça o nível de precisão e de engenharia que é necessário para construir e colocar um veículo no Planeta Vermelho.”

“Este vídeo da descida do Perseverance é o mais próximo que você pode chegar de pousar em Marte sem colocar uma roupa especial”, disse Thomas Zurbuchen, administrador científico da Nasa. “Assisti-lo deve se tornar obrigatório para jovens mulheres e homens que desejam não só explorar outros mundos e construir espaçonaves que os levarão até lá, mas também fazer parte das equipes que buscam  objetivos mais audaciosos no futuro.”

A missão da Nasa coletará uma série de dados importantes sobre nosso vizinho cósmico, mas o objetivo principal é investigar se Marte já pode ter abrigado vida em algum momento de seu passado. O local escolhido para o pouso, inclusive, é perfeito para isso. O robô explorará a cratera Jezero, que possui 45 quilômetros de diâmetro e está localizada no hemisfério norte de Marte. Há cerca de 3,5 bilhões de anos, o local era um grande lago, abastecido pelas águas de um rio. Se alguma forma de vida nadou por lá, as rochas analisadas pelo Perseverance podem nos fornecer indícios dela.

Continua após a publicidade
Publicidade