Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Neurocinema

Cansado de ver filmes chatos? Ouça o seu neocórtex

Por Diogo Gomes
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 30 set 2008, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Texto Bruno Garattoni e Diogo Gomes

    Publicidade

    Você lê uma resenha no jornal, ou aceita a sugestão de um amigo, e vai ao cinema ver aquele filme que acaba de estrear. E aí vem a frustração: não é que o filme é chato pra caramba? Mas um estudo feito pela Universidade de Nova York mostrou que é possível determinar, cientificamente, se um filme é interessante ou não. Basta olhar o cérebro de quem está assistindo. Enquanto um grupo de 45 voluntários assistia a trechos de filmes e séries de TV, os cientistas mediam sua atividade cerebral com um aparelho de ressonância magnética. Somando e comparando os dados, eles conseguiram determinar qual porcentagem do neocórtex cada filme estimulou – quanto maior o estímulo, mais o espectador está prestando atenção. E os resultados mostraram diferenças impressionantes (veja abaixo). “Para fazer sucesso, o filme tem que ativar todas as regiões [do cérebro]”, explica o neurocientista Uri Hasson, autor do estudo. Ele diz que os estúdios de Hollywood poderiam testar o impacto cerebral de seus filmes antes de lançá-los. Mas abre uma exceção para as obras mais “cabeçudas”. “Nos filmes de arte, europeus, os diretores tendem a deixar ambigüidades no ar. Nesses casos, uma falta de controle sobre a atividade cerebral pode ser positiva”, explica.

    Publicidade

    Blockbusters do cérebro

    Os vídeos que mais excitam os neurônios

    1. “Bang! You’re Dead”

    Autor: Alfred Hitchcock

    Publicidade

    O mestre do suspense “consegue orquestrar a resposta de muitas partes do cérebro. É uma comprovação neurocientífica de sua capacidade de manipular os espectadores”, afirma o estudo.

    Continua após a publicidade

    2. “Três homens em conflito”

    Publicidade

    Autor: Sergio Leone

    Apesar da bela fotografia e da presença de Clint Eastwood, o ponto forte desse clássico do faroeste é outro: o som. De todos os filmes analisados, ele foi o que mais estimulou as partes do cérebro ligadas à audição.

    Publicidade

    3. “Curb your Enthusiasm”

    Continua após a publicidade

    Autor: Larry David

    Publicidade

    Estrelada pelo co-autor de Seinfeld, a série de TV não empolgou. Segundo os cientistas, isso acontece porque ela é gravada de improviso, sem roteiro – e essa falta de estrutura dispersa a atenção do cérebro.

    4. Gente passando na rua

    Os voluntários também assistiram a um vídeo sem edição, que mostra pessoas andando a esmo na rua. Um tédio só – comprovado por seu baixíssimo impacto nas áreas do cérebro que processam estimulos visuais e auditivos.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.