Novo teste de DNA de US$ 200 pode revelar probabilidade de câncer
O paciente pode coletar a saliva em casa e enviar para a empresa que fará a análise a um preço muito mais acessível que o normal
A 23andMe, empresa privada de genômica pessoal e biotecnologia, conseguiu a aprovação nos EUA para a venda de um teste de DNA que revela mutações genéticas ligadas ao câncer de mama. Enquanto os testes convencionais chegam a custar milhares de dólares e precisa ser requisitado por um médico, a novidade pode ser comprada por qualquer um que estiver disposto a gastar US$ 199.
A análise é feito através da saliva que a própria paciente pode recolher em casa e enviar para análise que irá responder com um relatório informando se há algum risco de desenvolver a doença.
Mas nem tudo é um mar de rosas. O principal ponto de discussão é fato do teste procurar pelas três mutações dos genes BRCA1 e BRCA2 ligadas ao câncer de mama que, apesar de serem as mais comuns, não são as únicas. Existem mais de mil mutações BRCA conhecidas. Alguns profissionais temem que o teste possa induzir o paciente a acreditar que está tudo bem com a saúde mesmo quando não estiver, dificultando ainda mais o diagnóstico precoce do câncer.
Os próprios responsáveis da 23anMe fazem o disclaimer e afiram que o produto não deve ser usado como um substituto para os testes laboratoriais tradicionais e nem para determinar um tratamento prévio.
A empresa já é conhecida por fabricar testes do tipo. Ela chegou a vender avaliações para mais de 250 tipos de doenças e condições até 2013, quando foram obrigados pelo governo a interromperem o seu trabalho até comprovar a eficácia dos seus serviços. Desde então, já foi autorizado que a companhia oferecesse 10 testes diferentes, incluindo para Alzheimer e mal de Parkinson.