PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O grande êxodo do Serengueti

É uma época de fartura para os predadores ¿ eles têm apenas que escolher os mais fracos dentre a multidão de bestas que se atropela no caminho para o norte.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

O nome do maior parque nacional da Tanzânia, o lendário Serengueti, significa “planície sem fim” no idioma masai. Interminável mesmo parece ser a manada de 1,3 milhão de gnus, 60 000 zebras e 150 000 gazelas que anualmente migra em busca de água e comida no início da estação seca. Dias antes da partida, que costuma acontecer no final de maio, uma explosão populacional produz mais de 8 000 bezerros de gnu por dia, ainda nos pastos ao sudeste do parque. Os filhotes têm pouco tempo para aprender a andar. Logo o bando partirá em direção à fronteira com o Quênia, formando uma fileira que se estende por quilômetros ao longo do chamado corredor oeste, que leva ao Lago Victória. É uma época de fartura para os predadores – eles têm apenas que escolher os mais fracos dentre a multidão de bestas que se atropela no caminho para o norte. A espetacular manada só retorna ao Serengueti em novembro, quando as chuvas devolvem o verde às imensas planícies do parque. Do Serengueti ao parque nacional de Masai Mara, no Quênia, onde termina a viagem, a manada percorre cerca de 800 quilômetros.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.