GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O mistério das listras das zebras continua sem solução

Um time de cientistas tentou provar que as listras serviam para camuflagem. Mas não deu muito certo

Você já se perguntou por que as zebras têm listras? Se sim, você não está sozinho: a ciência vem tentando desvendar esse mistério há pelo menos 200 anos. Eles levantaram quatro hipóteses principais: camuflagem contra os predadores, um modo de reconhecer os animais da mesma espécie, proteção contra parasitas ou regulação da temperatura corporal.

A hipótese da camuflagem é sustentada pelo fato de que, ao amanhecer e escurecer, quando os predadores costumam atacar, as listras se misturariam, resultando uma cor acinzentada – o que dificultaria a visão a distância. O que os pesquisadores estavam deixando escapar é que os animais não enxergam da mesma maneira que os humanos. Para tentar jogar uma luz sobre esse enigma, cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá, aplicaram filtros em imagens de zebras para entender como elas são enxergadas por leões e hienas. Um outro filtro também foi criado, mas, dessa vez, mostrando como as zebras se enxergam. Todas as fotos foram comparadas com as comuns, da visão humana.

Ficou claro que todos conseguem enxergar as listras sob a luz do dia – humanos a 180 metros de distância, zebras a 140, leões a 80, hienas a 48. Com a luz fraca do amanhecer e do anoitecer, os quatro animais ainda conseguem distinguir bem as listras, apesar de precisarem de uma distância um pouco menor. É só na escuridão da noite que a cor cinza aparece para todos.

As imagens das zebras sob a ótica dos leões foram comparadas com as de antílopes, que são marrons e sem listras. Durante a noite, quando a cor cinza aparece, o animal acaba se tornando ainda mais visível que os antílopes. Só nas florestas densas, cheias de árvores e arbustos, as listras realmente ajudam a camuflar. Contudo, zebras passam pouco tempo nesse hábitat – elas costumam ficar mais em savanas, que são terrenos abertos, onde ficam bem expostas.

Dados os resultados, voltamos para a pergunta inicial: para que servem as listras? A equipe canadense considera que a hipótese da proteção contra parasitas parece a mais provável, já que as moscas, preferem pousar em superfícies de uma cor só. Mas esse é só um palpite: eles ainda não têm evidências científicas concretas para afirmar que o mistério de 200 anos finalmente tenha sido solucionado.

Leia mais: Espécie em extinção: O primo da zebra