PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O que é a síndrome da retração peniana?

A encanação de que o pênis está desaparecendo bate em alguns homens desde que o mundo é mundo. Os primeiros casos foram documentados na China por volta de 300 a.C. E não pararam até hoje.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 30 jun 2006, 22h00

Marcelo Bortoloti

É quando sua ferramenta de trabalho, caro leitor, vai encolhendo, encolhendo… até sumir! Mas pode ficar tranqüilo: isso não passa de uma doença psicológica. A encanação de que o pênis está desaparecendo bate em alguns homens desde que o mundo é mundo. Os primeiros casos foram documentados na China por volta de 300 a.C. E não pararam até hoje. A coisa geralmente começa quando o sujeito vai fazer xixi num dia frio, por exemplo, e percebe que seu pênis diminuiu de tamanho (coisa normal, causada pela contração dos vasos sanguíneos). Petrificado com o encolhimento, o sujeito chega a usar cordas e pequenos pesos para fazer o órgão voltar ao tamanho natural. Pior ainda é quando o cidadão divide o problema com os amigos e acaba transformando sua paranóia num problema de saúde mental pública. Em 1967, por exemplo, centenas de homens de Cingapura correram para os hospitais certos de que seus pirulitos estavam à beira da morte. E na África a coisa vai ainda mais longe. Em vários países de lá é comum a crença de que feiticeiros podem roubar bingolins com um simples aperto de mão. Há apenas 4 anos, uma “bruxa” quase acabou linchada na Nigéria por esse “crime”.

A síndrome, aliás, também bate em lugares onde a educação é menos sofrível. Existe até um caso documentado no Brasil. “O paciente tentou se matar depois de se convencer de que seu pênis estava desaparecendo”, diz o psiquiatra Leandro Michelon, da USP. Até hoje, felizmente, nunca houve um sumiço real. Ufa.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.