O Sol também tem marcas na pele

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 28 fev 1998, 22h00

Na humanidade, ele causa queimaduras, sardas e manchas piores. Agora, é o próprio Sol que mostra sua face marcada pelo calor. Astrônomos ingleses do Laboratório Rutherford Appelton, em Oxfordshire, sul da Inglaterra, descobriram que o astro-rei é cravejado de brotoejas. São milhares de explosões que pipocam como pequenas feridas abertas na superfície. Em apenas alguns minutos de erupção, cada bolha incandescente lança na atmosfera solar (que se chama coroa) uma energia equivalente a 200 bilhões de lâmpadas de 100 watts. Para os padrões de uma estrela, até que é pouco. Mas, como são muitas explosões, a superfície ferve. “A cada momento, há 3 000 delas, espalhadas por toda a estrela”, disse à SUPER Richard Harrison, chefe da equipe de pesquisadores. Para Harrison, as “piscadelas” podem pôr fim a um dos maiores mistérios do Sol: de onde vem a energia que aquece a coroa a até 2 milhões de graus Celsius, enquanto a superfície solar não passa dos 5 500 graus. As “brotoejas” podem muito bem ser a até hoje desconhecida causa da fuga de tanto calor para a coroa.