GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que mosca tem pelos nos olhos?

Olho cabeludo é defesa ou adorno

O que se vê nos olhos do inseto são cerdas, um pouco mais grossas e resistentes do que os pelos. Os cientistas que pesquisam esses bichos não chegaram a uma resposta sobre sua função exata, mas a principal suspeita é que funcionem como uma espécie de sensor. O restante do corpo do inseto também é coberto por centenas de cerdas semelhantes que o ajudam a perceber o perigo ao redor ou identificar algumas substâncias, como o açúcar.

Por isso, acredita-se que as cerdas dos olhos possam ter funções parecidas. No caso de a mosca passar perto do fogo, elas captariam o calor e indicariam o perigo. Ou, se alguma coisa se movimentasse perto do inseto, o deslocamento do ar seria percebido e registrado no mesmo instante. Além da visão, que já é bastante eficiente, esse recurso ajudaria a mosca a saber o que se passa no ambiente e fugir com mais rapidez.

Veja também

Mas nem todas as moscas têm os olhos cabeludos. Essa é uma característica de algumas espécies, como a mosca-doméstica, (Musca domestica). “Acredita-se que as cerdas possam ter sido mais úteis no passado e hoje não sejam vitais”, explica José Henrique Guimarães, entomologista do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. “Não duvido que atualmente elas já tenham perdido a sua função e se transformado apenas em um simples adorno”, completa Guimarães.

Para saber mais

Ciência Maluca, Carol Castro, Superinteressante, 2015