Clique e assine com até 75% de desconto

Os Smurfs sofrem de calvície?

O Oráculo mergulha na incrível mitologia dos desenhos animados para levantar respostas definitivas a dilemas da sua infância

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 25 abr 2012, 22h00

Reportagem Fronteira – Agência De Jornalismo

O Oráculo mergulha na incrível mitologia dos desenhos animados para levantar respostas definitivas a dilemas da sua infância.

AZULPÉDIA
Os smurfs são carecas?

Eduardo Segura
Taubaté, SP

Não. O cabelo não cresceu, pois eles ainda não chegaram à idade de possuir pelos. Papai Smurf, no episódio Símbolos de Sabedoria, explica que o cabelo começa a nascer neles a partir dos 400 anos. Um smurf adulto tem cerca de 100 anos. Papai Smurf, com sua vistosa barba branca, tem 546, segundo o último filme dos azuis. É por isso que ele é o único macho com pelo no corpo. Em alguns episódios, os smurfs perdem a touca branca, revelando a careca. Já com as mocinhas é diferente: todas têm cabelo. Sassette, Vovó Smurf e, claro, Smurfette, eleita a segunda mulher azul mais sexy do mundo, atrás da Mística.

SE FOSSE SÓLIDO…
Quando a gente está comendo e engasga, dizem que beber água ajuda a comida a descer. E quando engasgamos com bebida? Tem que comer?

Patrícia Spissoto
São Paulo, SP

Não! O otorrinolaringologista Luciano Rodrigues Neves, vice-presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, diz que, ao engasgar com algo sólido ou líquido, deve-se pigarrear ou tossir. Beber para a comida descer pode ajudar, mas não é recomendado, pois você pode engasgar com a bebida. Comédia pastelão.

Continua após a publicidade

PAZ NO TRÂNSITO
Se o cinto de segurança é responsável por diminuir as mortes no trânsito, por que os veículos de transporte coletivo não dispõem do equipamento?

Rodrigo Galhardi
Poços de Caldas, MG

O Código de Trânsito Brasileiro diz que o cinto não é obrigatório em percursos em que seja permitido viajar em pé. Em suma: o busão, bumba, baú, gaiola, arca – ok, você entendeu – não tem cinto mesmo. Segundo o especialista em Engenharia do Transporte Mauri Adriano Panitz, acidentes graves com ônibus urbanos são raros. “Os ganhos em segurança para equipá-los são tão pequenos que não se justificaria economicamente”, diz. Já em ônibus intermunicipais e interestaduais, o cinto é obrigatório. E no banco de trás do carro também, viu, mocinho?

CARTEIRINHA GERAL
Por que estudante não paga meia-entrada em livros?

Rômulo Lima
Bebedouro, SP

Porque isso encareceria o livro. Em shows, por exemplo, os promotores preveem preços mais altos levando em conta o abatimento para estudantes e idosos. Além disso, o mercado editorial é diferente. O valor do livro é resultado da soma de vários gastos. Há a parte do autor, da editora, da gráfica e da livraria. “Se houvesse 50% de desconto, o preço seria o dobro do que é agora para compensar. A fornecedora de papel, por exemplo, não venderia mais barato”, diz Paulo de Almeida Lima, sócio da editora L&PM. Não está fácil pra ninguém.

ENIGMAS NOTURNOS
Dois mistérios sobre o sono: 1) O que é a remela? 2) E o bocejo? De onde vem, para o que serve?

Filipe Pereira
Rio de Janeiro, RJ

1) Durante o sono, com os olhos fechados, há uma diminuição da produção da parte líquida da lágrima. Esse ressecamento pode acumular gordura e muco, formando a guloseima chamada remela. 2) Bocejo é um mecanismo do cérebro para tentar deixar você desperto. Segundo André Bacelar, neurologista e vice-presidente da Associação Brasileira do Sono, a causa exata não é conhecida, mas há uma teoria que diz que, quando estamos com sono, o nível de oxigênio do sangue cai. O bocejo seria uma forte inspiração de ar para restabelecer esse nível. Boa noite.

Continua após a publicidade
Publicidade