GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Paisagem marciana: a neve está laranja no leste europeu

Areia do deserto do Saara que foi levada para as camadas mais altas da atmosfera caiu com a neve do outro lado do Mediterrâneo, criando paisagens incríveis

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, no sul da Rússia, aconteceram há quatro anos. Desde então, os investidores da cidade resort decidiram atrair um público um pouquinho diferente para suas suntuosas estações de esqui: marcianos.

Brincadeira. Mas o fato é que, nos últimos dias, a neve amanheceu laranja em vários países do leste europeu, como Romênia, Bulgária, Ucrânia e Rússia. A foto abaixo não tem filtro. Bem como todas as outras que ilustram o post.

Mais engraçado que o fenômeno em si é sua explicação: essa cobertura laranja é composta de partículas de areia do deserto do Saara, no norte da África. Esse pó todo foi levado para as camadas mais altas da atmosfera por causa de uma tempestade de vento – e então voltou para o chão, de carona com a neve, do outro lado do Mediterrâneo. 

“Conforme a areia sobe para os estratos atmosféricos mais altos, ela é depositada em outros lugares”, afirmou ao Independent Steven Keates, do serviço nacional de meteorologia da Inglaterra. “As imagens de satélite da Nasa mostram muita poeira passando por cima do mar da África para a Europa.” O fenômeno se repete, em média, a cada cinco anos. Mas o local de chegada da areia muda conforme a direção do vento.

View this post on Instagram

Марс атакует 🌔 #smurygins_family_trip

A post shared by Alina Smurygina (@sinyaya_ptiza) on

Os turistas não se importaram. Pelo contrário: selfies cor de ferrugem inundaram o Instagram. Veja abaixo uma pequena coletânea de cliques coletados pelo jornal The Guardian.