Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

Pássaros om os genes de Don Juan

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h28 - Publicado em 31 Maio 1991, 22h00

Sempre se acreditou que as fêmeas dos melros eram aves extremamente fieis. Pois os machos, embora polígamos, passam a vida inteira protegendo seu território da aproximação de outros pássaros. Mais, por acaso , ao analisa os genes de 36 famílias dessas aves, biólogos da Universidade de Kingston, no Canadá , descobriram que em media , um em cada cinco filhote de melro nasce de relações adúlteras. Segundo os biólogos , os machos se dividem em dois grupos – os Don Juan e os traídos.

Não por mera coincidência ,o melro cujo genes determinariam característica consideradas excelentes para a sobrevivência da espécie se comporta como um Don Juan, invadindo a área do vizinho para fecundar ovos da fêmeas alheia . Já machos com tendência a um sistema imunológico fraco, por exemplo, nunca saem de casa e acabam sendo traído. Em algumas famílias, o macho não chega a fecundar um ovo sequer da ninhada de que toma conta. A pesquisa canadense entra agora em uma nova fase. Os cientista querem saber se o comportamento se repete em gaiolas. Alem disso, esperam descobrir como o macho bem dotado geneticamente convence a fêmea de outro a trair seu companheiro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.