GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Perfume da Victoria’s Secret também funciona como repelente

A fragrância Bombshell se mostrou melhor do que repelentes oficiais

Zika, Dengue, Chikungunya e os sempre insuportáveis pernilongos: não faltam motivos para você usar repelentes. Porém, se o que te impedia de passar o produto era o cheiro da substância, uma pesquisa da Universidade do México pode te animar: o Bombshell, perfume da marca Victoria’s Secret, se mostrou um ótimo repelente.

O produto não superou os repelentes que utilizam DEET, a substância tradicional utilizada pela indústria quando se pensa em espantar os insetos. Porém, apresentou resultados melhores do que outros 10 repelentes orgânicos – conseguindo afastar os mosquitos por um período de até duas horas.

LEIA:
Por que algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras?
Conheça o adesivo repelente

Não se sabe exatamente o que fez o perfume afastar os insetos, porém, os pesquisadores têm um palpite: a conclusão da pesquisa aponta que, muito provavelmente, o principal fator do repelente não seria ter um odor que afasta os animais, mas conseguir um cheiro que disfarce o aroma natural do ser humano, atraente para os bichinhos. Aparentemente, a essência da Victoria’s cumpre essa tarefa.

O resultado foi tudo menos esperado. A princípio, os pesquisadores acreditavam que o uso de perfumes doces, como o Bombshell, iria atrair os mosquitos. “Existe literatura afirmando que cheiros frutados e florais atraem mosquitos”, declarou uma das pesquisadoras do estudo, Stacy Rodriguez. “Foi interessante ver que os mosquitos não estavam sendo atraídos pelo perfume – eles estavam sendo repelidos”, conclui.

LEIA:
Como agem os repelentes de insetos?
Cinco coisas que tornam você um ímã de insetos

Mas calma, não dá para exatamente substituir o repelente pelo cheirinho das Angels. Para chegar ao resultado apontado, os pesquisadores banharam a mão de voluntários no perfume; não representando o que aconteceria se alguém simplesmente aplicasse algumas borrifadas nos pulsos ou no pescoço.