O fim das picadas
Sem usar veneno nem repelente, adesivo "esconde" qualquer pessoa do radar natural dos mosquitos, evitando que eles piquem. Pode ser o fim de uma das maiores inconveniências do verão - e ajudar a acabar com doenças graves, como malária e dengue
Bruno Garattoni e Fernando Badô
OS MOSQUITOS
Quando querem encontrar alimento, os mosquitos fazem como a maioria dos animais: se guiam pelo cheiro. Eles não têm um sistema olfativo como o nosso, mas são capazes de detectar o CO2 que exalamos enquanto respiramos. O mosquito segue a trilha desse gás para chegar até você – e aí pica sua pele para sugar sangue.
O ADESIVO
Os criadores do adesivo descobriram uma substância que supostamente impede os mosquitos de detectar CO2. Eles não revelam a composição dessa substância, desenvolvida em parceria com a Universidade da Califórnia (Riverside) e a Fundação Bill Gates. Mas dizem que é natural e não inclui nenhum tipo de veneno.
O TRUQUE
A pessoa cola o adesivo, que tem mais ou menos o tamanho de um selo, em cima da roupa. Ele começa a liberar a substância ativa, que age sobre o cérebro dos mosquitos e impede que eles cheguem perto. A pessoa sente um cheiro perfumado e discreto. O efeito dura 48 horas.
O PRODUTO
O adesivo já está sendo produzido pelo laboratório americano Olfactor, que promete colocá-lo no mercado em 2014. O preço supostamente será inferior ao dos inseticidas e repelentes atuais.
Kite Patch, Nos EUA: n/d, kitepatch.com