Por que existem pessoas fanhas?
Essa passagem indevida pode se formar ainda no feto, pela má formação dos ossos durante a gestação ou, mais tarde, como resultado de um acidente ou da extração de um tumor na região.

Gilberto Stam
(Dayana Rosa Duarte Morais, Montes Claros, MG)
Há vários motivos que podem levar alguém a falar pelo nariz, produzindo a voz típica do fanho. Mas a origem mais comum está ligada à chamada fissura palatal, um buraco no céu da boca que deixa a voz escapar para a cavidade nasal. Essa passagem indevida pode se formar ainda no feto, pela má formação dos ossos durante a gestação ou, mais tarde, como resultado de um acidente ou da extração de um tumor na região. “Alguns casos podem ser resolvidos cirurgicamente, com um implante de acrílico mas, quando o buraco é muito grande, é preciso utilizar uma prótese móvel”, diz a fonoaudióloga Maria Inês Pegoraro-Krook, da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (USP).
A voz também pode pegar o caminho errado por causa de uma falha na musculatura da garganta, que controla o fluxo de ar para o nariz, ou quando a pessoa tende a falar com a boca muito fechada, forçando a voz a ressoar também na cavidade nasal. Em ambos os casos, o mais indicado são exercícios para aprender a usar a musculatura da forma correta.
1. A voz soa por duas caixas de ressonância que amplificam o som como o corpo de um violão: a boca , onde são produzidos sons orais como a palavra “casa”, e o nariz, por onde saem os sons nasais de palavras como “fanho”.
2. Um buraco no céu da boca ou uma falha na musculatura faz com que a voz saia sempre pelo nariz, deixando a voz nasalada.