GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que fita crepe não gruda nela mesma?

O Oráculo responde dúvidas sobre a (ex-)menina Maisa, helicópteros que dão a volta ao mundo, cabelos mutantes e a incrível temperatura ideal para o bem-estar da humanidade

Cartola Agência de Conteúdo

Indústria

Por que a fita crepe não gruda nela mesma quando está no rolo?

Anna Carolina

Campo Grande, MS

Sua xará deve ter pensado nisso quando escreveu estes versos famosos na voz da Preta Gil: “Pego em estéreo /Mas não venha grudar, não”. Mas o fato é que a fita crepe gruda nela mesma, sim, mas se descola facilmente porque o verso da folha recebe um tratamento especial antiaderente, como conta Vanderley Ferraz, da fabricante 3M do Brasil. Isso vale para outras fitas no formato rolo.

Aviação

A Terra gira em torno de si no fenômeno de rotação. Se um helicóptero ficar “parado” no ar por um dia ele dará a volta ao mundo? Intrigante, não?

Julio César Ribeiro

Campinas, SP

Intrigante. Mas a resposta é não, graças à gravidade, aquela linda. Mesmo em pleno voo a aeronave está ligada ao sistema gravitacional e seguindo o movimento de rotação, bem lembrado por você. Assim, ela segue se movendo junto com o planeta. Se desse para ficar parado no ar, não precisaríamos de aviões para viajar o mundo, segundo Claudio Bevilacqua, físico e astrônomo da UFRGS. Você pode ser beija-flor, helicóptero ou Dadá Maravilha que não estará parado no ar.

Saúde

Quando meu cabelo voltou a crescer após eu me tratar de câncer, ele passou de liso e ondulado a crespo e volumoso. Por quê? Já existiam cabelos crespos no meu DNA? Respondam, vocês que são O ORÁCULO.

Benedito Abreu Almeida

O primeiro pelo que cresce após uma queda como a sua cresce curto e sem peso, por isso tende a encrespar. Segundo Luis Fernando Venegas, oncologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, “o cabelo é definido desde o nascimento, não muda por causa da quimioterapia”. Ou seja, seu cabelo voltará a ser o mesmo. Atenciosamente, Oráculo’s Coiffeur.

Corpo humano

Se o corpo precisa ser mantido a 36ºC, por que essa não é a temperatura mais agradável, mas 22ºC?

Jaime Alex Dambros

Joinville, SC

Isso está ligado ao gasto de energia do corpo, que acontece o tempo todo. Seguinte: 36ºC é a temperatura interna média. Abaixo da garganta, está a 37ºC. Nas extremidades, a 32ºC. “É necessário haver uma diferença da ordem de 10 graus para que o corpo dissipe no ar a energia liberada”, explica o físico Delcio Basso, da PUC-RS. Por isso 22ºC é bom: nem alto, que dificultaria a perda de energia gerando sensação de calor, nem baixo, o que facilitaria essa perda causando frio. E 22ºC é a temperatura média de Joinville, seu sortudo.

Legislação

Se a Constituição proíbe o trabalho infantil, por que Maisa é apresentadora?

João do Egito Neto

Recife, PE

Culpa de uma convenção da Organização Mundial do Trabalho (OMT) que valida o trabalho de crianças e adolescentes na televisão. E o Brasil é signatário dessa convenção (o que não nos livrou de ver atores quase coroas no papel de adolescentes, mas isso é outro assunto). Um juiz precisa autorizar o trabalho e deve levar em conta a exposição da molecada a cenas fortes. Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, lembra o caso da novela Laços de Família. “Cassei o alvará. Um bebê estava participando de cenas de violên-cia.” Por conta disso, a Globo precisou mudar o roteiro.