Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Por que sentimos prazer quando nos coçamos?

Uma esfregadinha aqui ou ali ativa os "interruptores" nervosos da sua pele.

Por Priscila Gorzoni
Atualizado em 20 set 2021, 13h59 - Publicado em 31 jul 2003, 22h00

Texto originalmente publicado pela Super em 2003

Coçar o corpo pode ser gostoso porque anulamos uma sensação incômoda – a coceira. Nossa pele tem terminações nervosas sensíveis a estímulos químicos (detonados por substâncias) ou físicos (como arranhões, beliscões ou perfurações). Esses receptores se dividem em dois tipos: os de dor e os de coceira. Se sentimos coceira e arranhamos suavemente a pele, são ativados os receptores de dor, o que inibe o prurido. Isso porque, no caminho para o cérebro, dor e coceira trafegam pela mesma via de fibras dentro da medula espinhal, mas não ao mesmo tempo – e a dor tem a preferência nessa “estrada”. A sensação também depende da intensidade do estímulo. Pegar pesado demais na coçada pode machucar e doer de verdade.

A dermatologista Vanessa Feghali De Lucca dá um exemplo: “A picada de uma formiga pode causar uma coceira. Já a de um marimbondo dá dor”. A coceira ainda não foi completamente decifrada pela ciência, justamente por se tratar de um mecanismo muito similar à dor. Um dos maiores avanços nessa área aconteceu em 1997, quando a equipe do cientista alemão Martin Schmelz identificou os receptores específicos para a coceira. Entre as principais causas da coceira estão as reações alérgicas, como as que ocorrem com picadas de insetos, ingestão de alimentos estragados ou rejeição a algum medicamento. “Essas reações ativam o sistema imunológico e, com isso, há a liberação de uma substância chamada histamina”, exemplifica a neurologista Valéria Santoro Bahia, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A histamina estimula quimicamente os receptores da coceira da pele, causando aquele impulso irresistível. Dar uma coçadinha de vez em quando faz bem: “Além de aliviar a coceira, esfregar a pele aumenta o fluxo sanguíneo na região e melhora a defesa imunológica da área afetada”, afirma a médica Valéria. Entretanto, é bom não abusar, pois coçar demais a pele pode causar infecções secundárias e feridas.

Por que a picada coça

Mosquito injeta veneno que ativa células de defesa

1. PICADA VENENOSA

Ao picar uma pessoa, o inseto injeta nela substâncias tóxicas. Células de defesa chamadas mastócitos percebem o veneno e explodem. Assim elas liberam uma substância chamada histamina

2. A REAÇÃO DO CORPO

Solta na corrente sanguínea, a histamina provoca inchaço e estimula receptores nervosos, causando a coceira

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.