GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Profecias – Apocalipse now

Desde que o mundo é mundo andam espalhando por aí que ele vai acabar. Conheça as previsões furadas e prepare-se: há quem diga que de 2012 ele não passa

CINEMATECA APOCALÍPTICA
Para comer pipoca enquanto o mundo está acabando:

INDEPENDENCE DAY (1996), de Roland Emmerich
QUALIDADE CINEMATOGRÁFICA – 2
NÍVEL DE ESTRAGO – 4

O DIA DEPOIS DE AMANHÃ (2004), de Roland Emmerich
QUALIDADE CINEMATOGRÁFICA – 1
NÍVEL DE ESTRAGO – 3

WALL-E (2008), de Andrew Stanton
QUALIDADE CINEMATOGRÁFICA – 5
NÍVEL DE ESTRAGO – 5

A ESTRADA (2009), de John Hillcoat
QUALIDADE CINEMATOGRÁFICA – 5
NÍVEL DE ESTRAGO – 4

2012 (2009), de Roland Emmerich
QUALIDADE CINEMATOGRÁFICA – 1
NÍVEL DE ESTRAGO –

LEGENDA:
Filmes avaliados em uma escala de 1 a 5 nos seguintes quesitos: QUALIDADE CINEMATOGRÁFICA e NÍVEL DE ESTRAGO

• 1000
A sabedoria popular pregava que o mundo não duraria mais de mil anos depois do nascimento de Cristo. Mas o historiador francês George Duby achou um único relato emocionante (provavelmente fantasioso) sobre aquele Réveillon: “violentos tremores sacudiram a Europa, destruindo edifícios sólidos e magníficos”.

• 1033
Correntes frustradas com a normalidade da virada do ano 1000 recalcularam a profecia: o mundo acabaria mil anos depois da morte de Cristo. O boato se espalhou. E nada.

• 1533
Cristo também era referência para o profeta anabatista Melchior Hoffman, para quem todos seriam queimados no maior incêndio de todos os tempos, um milênio e meio após a morte de Jesus. Mas também não foi dessa vez.

• 1736
Os mais precavidos aguardavam o último ato no Tâmisa, em Londres. É que o teólogo inglês William Whiston previu que o início do fim seria bem ali, no dia 13 de outubro, com uma inundação. Mas sequer choveu em Londres naquele dia.

• 1914
Foi o ano do primeiro de vários anúncios que a comunidade religiosa Testemunhas de Jeová (TJ) fez do fim dos tempos – quase sempre a partir de cálculos baseados em passagens da Bíblia. A previsão aparecia nas publicações oficiais do grupo, como a revista A Sentinela, de circulação mundial. E 1914 era chamado de “o ano da geração que não passará”. Foi quando começou a 1a Guerra Mundial.

• 1918
“Em 1918, Deus fará tremer as nações com revoluções gigantescas… Todo o reino da Terra passará” é um trecho do livro O Tempo está Próximo, de 1916, da lavra TJ.

• 1925
“Podemos seguramente esperar que 1925 marcará a volta às condições de perfeição humana, de Abraão, Isaac, Jacó e os antigos profetas fiéis…”, dizia outro dos livretos da doutrina de Jeová. Eles afirmam que este mundo cheio de descrentes vai acabar, dando lugar a uma nova versão, onde viverá apenas o povo escolhido – os seguidores de Jeová.

• 1975
Depois da terceira previsão equivocada, as Testemunhas de Jeová decidiram não dar mais palpites em público. Mas garantem que o fim está próximo.

• 1999
O profeta francês Nostradamus teria afirmado, numa de suas misteriosas quadras, que era o fim: “Ano 1999, sete meses, / Do céu virá um grande Rei do espanto: / Ressuscitar o grande Rei de Angolmois / Antes e depois de Marte reinar pela felicidade”. Boa parte de seus intérpretes leu esses versos como a volta do anticristo.

• 2012
A bola da vez é a previsão da civilização maia, que organizava o tempo em grandes ciclos de 5 125 anos, desde a criação do Universo. O último desses ciclos finda no ano que vem. Os intérpretes da mitologia maia sugerem que um grande meteoro se chocará com a Terra, ou que um superaquecimento do Sol derreterá as calotas polares. A teoria rendeu o filme 2012, de Roland Emmerich.

I WILL SURVIVE!

• ABRIGOS E SEGUROS DE VIDA é o que promete a empresa Vivos, da Califórnia, enquanto a coisa pega fogo (ou inunda) lá fora em 2012. Custa US$ 50 mil por pessoa – criança paga meia.

• EM 2010, UM VENDEDOR DE PRODUTOS para camping anunciou no Mercado Livre um kit de sobrevivência com uns 30 itens, como “1 barraca para armar em qualquer lugar, entre os destroços ou no alto dos prédios que restarem de pé”. Custava R$ 1 450, mas não está mais à venda.

Mesmo quem tem parcos conhecimentos sobre a Bíblia já ouviu falar do Apocalipse. Esse livro, escrito pelo profeta João entre os anos 94 e 96, não só anuncia como descreve o fim dos tempos. Direto ao ponto: quando você avistar 7 anjos, cada qual com sua trombeta, é porque o show vai começar.