Barbara Axt
Se você fizer essa pergunta a alguém que foi criança nos anos 60, é bem capaz de ouvir a palavra celacanto como resposta. Esse peixe-dinossauro virou personagem na série de TV National Kid, um hit daquela época. Ele fazia parte de um grupo de vilões que causavam maremotos usando um submarino. Mas quem sempre levava a culpa era o celacanto.
Fora das telas, esse peixe da classe Sarcopterygii não tem nada a ver com turbulência marinha. Ele surgiu no período Devoniano há mais de 400 milhões de anos – quando só havia dinossauros na Terra – e, até o começo do século 20, era conhecido apenas através de fósseis. Acreditava-se que, assim como os dinossauros, o celacanto estivesse extinto.
Mas, em 1938, Marjorie Courtenay-Latimer, curadora de um museu na Cidade do Cabo, África do Sul, e Brierly Smith, um estudioso de peixes, anunciaram a descoberta de um celacanto vivo. O animal havia sido capturado por um navio pesqueiro e era velho conhecido dos nativos das Ilhas Comores, ao leste do continente. Como sua carne é ruim e gordurosa, costumava ser imediatamente devolvido ao mar. Naquele dia, foi levado ao porto pelos marinheiros e se tornou famoso nas telas e fora delas.