PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ritmo genético

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 31 dez 1988, 22h00

Os irrequietos hamsters poderão ajudar a explicar por que algumas pessoas dormem mais do que outras ou são mais ativas em diferentes horas do dia. É que dois cientistas da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, conseguiram criar famílias de hamsters com relógios biológicos diferentes, ou seja, ciclos de sono e vigília modificados. Em vez de recomeçar suas atividades a cada 24 horas, os hamsters mutantes têm ciclos de 20 horas. Os pesquisadores descobriram que do cruzamento desses animais nascem ninhadas que também obedecem a dias e noites de 20 horas. Já cruzamentos híbridos, de um hamster modificado com outro nor mal, apresentaram ninhadas com ciclos intermediários de 22 horas.

O experimento confirma que o organismo dos animais funciona de acordo com um ritmo – e, mais importante ainda, que esse ritmo tem uma base genética. Outra equipe de pesquisadores americanos até já conseguiu localizar, na pequena mosca-das-frutas, um gene que parece controlar não só a duração dos ciclos circadianos, como são chamados os ciclos biológicos, mas também a proporção de atividade e repouso existente neles. Presume-se que esse gene, na verdade, controlaria a síntese de proteínas nas moscas e que a síntese, por sua vez, governaria o relógio biológico. Se isso valer também para os humanos, os dorminhocos poderão culpar os genes por seus atrasos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.