GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Todos os terremotos e erupções dos últimos 55 anos – em um minuto

Pesquisadores criaram um mapa que mostra onde e quando aconteceram cada um dos eventos, durante mais de meio século

A Terra está viva. E não estamos falando de florestas e bichos, mas de rochas mesmo. Terremotos e erupções vulcânicas não param de sacudir a crosta do planeta – destruindo e remodelando o planeta o tempo todo, como se a Terra estivesse constantemente em reforma, como se fosse um grande apartamento com donos ricos e indecisos. É o que mostra uma nova base de dados online. Pesquisadores do Instituto Smithsonian, a famosa organização educacional do governo americano, usaram dados do Serviço Geológico dos EUA para criar um mapa interativo que dá acesso a todos os terremotos e erupções vulcânicas dos últimos 56 anos – tudo em um minuto, olha só.

O projeto, que você vê clicando aqui, funciona assim: cada bolinha azul que aparece no mapa representa um terremoto (tremores avaliados em menos de 5 na escala Richter foram desconsiderados), os triângulos laranjas indicam erupções vulcânicas e os círculos verdes são as áreas afetadas pelas emissões dos vulcões.

LEIA: A avenida dos vulcões

Há ainda uma opção de ver, em uma só foto, todos eventos ocorridos durante esse mais de meio século de eventos (é só clicar na máquina fotográfica). A ferramenta permite analisar melhor onde os terremotos e erupções ocorrem de maneira mais histórica. As proximidades de Samoa e Fiji, por exemplo, registram uma alta concentração de tremores.

O plano dos pesquisadores é usar esses dados para traçar relações entre os eventos – o que, no futuro, pode nos ajudar a prever e tremores e atividades vulcânicas; a ideia é que seja possível saber com antecedência, onde e quando os tremores e erupções vai acontecer, para que as populações que habitam as regiões afetadas consigam se preparar melhor.