GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Uma das maiores matemáticas do século

Carreira profissional de uma das maiores matemáticas deste século.

“Todo erro se apóia numa verdade da qual se tem abusado.” Wilhelm Bousset, 1865-1920 – Teólogo alemão

“Aquele que abriu mão de sua terra natal, abriu mão de seu deus.” Fyodor Dostoyevsky, 1821-1881 – Escritor Russo

“O homem argumenta, a natureza age.” François-Marie Arouet (Voltaire),1694-1778 – Filosofo Frances

‘‘Der Noether ’’

Uma das maiores matemáticas deste século, a alemã Amalie Emmy Noether (1882-1935), realizou sua obra a duras penas. Embora tenha freqüentado o doutoramento na Universidade de Erlangen, na cidade de mesmo nome, nunca conseguiu matricular-se. E que na Alemanha, naquele tempo, o acesso de mulheres a universidade era proibido. Emmy não se deu por vencida. Começou a lecionar, mas sem salário e claro. Anos depois, em 1915foi para a Universidade de Gottingen integrar uma equipe de físicos e matemáticos cuja missão de desmanchar as equações-recém criadas teoria da relatividade. Nem assim era paga por isso. Somente em 1923, depois de dez anos de trabalho de graça, é que ganhou seu primeiro salário. Então, ela já havia demonstrado o teorema de Noether pedra angular da Física moderna, pois associa as mudanças no espaço – rotação ou deslocamento em linha reta, por exemplo – as leis fundamentais, como a regra deque não se pode criar ou destruir a energia, apenas transformá-la. Esse extraordinário êxito profissional, entretanto, não apagaria as marcas da discriminação que sofrera. Epor isso talvez, tenha-se descuidado muito da aparência: era gorda, de voz estrintente, e mal-arrumada. “Tanto, que um de seus amigos mais próximos, o matemático alemão Hermann Weyl confessou que, muitas vezes, ao referir-se a ela, esquecia o pronome feminino”, diz e empregava o masculino chamado-a de “der Noether”.