GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Vai sobrar água

A proposta de construir sistemas de coleta de água da chuva para acabar com a sede, feita através do Prêmio Super Ecologia, hoje beneficia 35 mil famílias.

Cristiana Felippe

Muita coisa mudou para a ONG Articulação no Semi-Árido, vencedora do Grande Prêmio Super Ecologia do ano passado.

A proposta de construir sistemas de coleta da água da chuva para acabar com a sede – o Projeto Um Milhão de Cisternas Rurais – recebeu novos recursos e reconhecimento internacional. “O projeto deslanchou devido ao Prêmio Super”, diz Silvia Picchioni, coordenadora do projeto. A iniciativa de levar água potável a 1 milhão de famílias em cinco anos recebeu, no último mês de abril, recursos e elogios do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

O apoio do governo federal e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) rendeu ao projeto 32 milhões de reais, quase três vezes mais do que ele tinha até o ano passado. Com isso, serão construídas até dezembro 22 040 cisternas em 11 estados, que aumentarão para 35 mil o total de famílias beneficiadas desde 2001. E vem ainda mais por aí: a ONG está negociando 25 milhões de dólares com o Banco Mundial para a construção de mais 50 mil cisternas. A seca que se cuide.