GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Vídeo 360 graus leva você para dentro do maior acelerador de partículas do mundo

O vídeo permite que você dê uma voltinha por dentro da maior máquina do mundo

LHC, o famoso acelerador de partículas é tudo, menos simples. Além de ser considerado a maior máquina do mundo, o gigante de 27 km de circunferência e 8,6 km de diâmetro tenta usar a tecnologia para recriar um ambiente semelhante ao do início do Universo. Com ele, a ciência já detectou o bóson de Higs – a partícula sub-atômica que confere massa a quarks e elétrons (não fosse por ela, você seria um raio, não uma pessoa). Aqui na SUPER nós já falamos sobre o tamanho do LHC, sobre a partícula, e até mesmo sobre por que o acelerador não combina muito com animais – mas, convenhamos: a coisa toda não é fácil de imaginar.  Ou melhor, não era. O canal britânico de televisão BBC produziu um vídeo em 360° dentro do acelerador. É como se você pudesse dar uma voltinha em um dos lugares mais importantes para a ciência moderna.

O vídeo, de três minutos e 15 segundos, explica um pouquinho sobre as características do acelerador mas não tem a opção de legenda – fica restrito a quem fala inglês. Por outro lado, qualquer um pode curtir o passeio pelas instalações. É bem simples: basta clicar no vídeo e arrastar para o lado que você deseja virar. Outra possibilidade é apertar as setinhas para girar a câmera; uma terceira (e mais cara) opção é a de utilizar um óculos de realidade virtual – aí é só virar o rosto mesmo. Veja:

 

Ah: se, por acaso, você estiver perto da fronteira entre a França e a Suíça agora, saiba que é possível fazer esse passeio pessoalmente. Os funcionários do LHC organizam tours pelas instalações – tudo tão de graça quanto assistir este vídeo.