Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Você pode ajudar este estudante mineiro a vencer um prêmio internacional de ciências

O desafio de Diogo Leitão era ousado: explicar a gravidade sob a luz da Teoria da Relatividade de Einstein em três minutos. Ele conseguiu, claro — e agora precisa do seu voto para continuar na disputa

Por Guilherme Eler 1 nov 2017, 19h47

Foi encarnando Einstein por um dia que o jovem Diogo Afonso Leitão, 15, deixou para trás mais de 10 mil inscritos e garantiu uma vaga entre os 30 semifinalistas do Breakthrough Junior Challenge. A competição, que tem como um de seus idealizadores ninguém menos que Mark Zuckerberg, reúne pelo terceiro ano seguido estudantes de vários cantos do mundo — todos entre 13 e 18 anos. Para concorrer ao grande prêmio, uma bolsa de estudos no valor de US$ 250 mil, basta criar um vídeo autoral com até três minutos de duração, que explique um conceito científico de uma das três áreas: ciências da vida, física e matemática.

Pareceu simples? Pois não é. Na lista deste ano, apareceram, por exemplo, tópicos complexos como levitação quântica, rotação sincronizada e buracos negros. Em comum, a prova de que sim, três minutos podem ser tempo de sobra para aprender ciência com um jovem que você nunca irá conhecer na vida — como esse rapaz da Índia, que dá uma aula sobre autofagia celular, ou quem sabe essa garota filipina, que disserta sobre a equivalência de planos de referência. [Dá para ver todos os vídeos classificados para a semifinal na página do concurso no Facebook.]

Como quem clicou no link deve ter percebido, só Diogo permanece defendendo o Brasil na disputa. Não dá para dizer, porém, que estamos mal representados. Pelo contrário, o que não falta é experiência: o jovem de Belo Horizonte participa do prêmio pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, ele conseguiu um lugar entre os 15 melhores (concorrendo com mais de 6 mil inscritos, de 146 países) falando sobre física quântica. Para sua candidatura de 2017, Diogo resolveu apostar novamente em um tópico da física teórica.

“Decidi fazer um vídeo explicando Relatividade Geral, a teoria de gravidade de Einstein, porque é um tema que revolucionou a nossa compreensão da realidade. Quem imaginaria que o espaço e o tempo podem ser curvados, que um vácuo perfeito possa conter energia e pressão negativa talvez exista?”, disse, em entrevista à SUPER.

  • Ligar uma câmera e tentar explorar de forma didática e bem humorada um tópico de ciência. Nada que Diogo já não tivesse feito, antes mesmo do concurso. No seu canal no YouTube, Portal da Ciência, o jovem produz e edita os próprios conteúdos científicos desde 2015. “Escolho os temas baseado no quão complexos, relevantes e fascinantes eles são. Afinal, o espírito da ciência é desbravar o desconhecido e são nos temas mais difíceis que se encontram as verdades mais surpreendentes.” Nascido em 2015, o canal ultrapassou recentemente a marca dos 37 mil inscritos e já conta com 1 milhão de visualizações.

    Toda essa experiência como comunicador científico fez Diogo planejar seguir desvendando os enigmas do universo em uma carreira acadêmica. A escolha de profissão parecia óbvia: pesquisador de física teórica, na área de Teoria Quântica de Campos. Porém, o papo agora é outro: “Pretendo me formar em ciências políticas em Harvard, cursar Direito e me especializar em Direito internacional. Depois, pretendo ingressar na política. Quero criar um mundo em que as universidades recebam o financiamento de estádios de futebol, para que a ciência e a educação sejam os pilares que nos sustentam”.

    Mesmo com a mudança brusca de expectativas para o futuro, não dá para dizer que a fantasia de Einstein, criada especialmente para o concurso, ficará totalmente aposentada. “Recortei um bigode de pelúcia e pintei meu cabelo de branco e foi muito engraçado ver a reação das pessoas. Pretendo me vestir assim novamente para o Halloween!”, brinca Diogo.

    Para a etapa final do concurso, permanecerão no páreo somente os donos dos 15 vídeos que forem melhor avaliados no Facebook. Após essa fase, uma banca examinadora julgará o grande vencedor. Vale a pena conferir o trabalho de Diogo (só clicar neste link) e deixar sua curtida, “haha”, “uau” ou “amei”. O prazo vai só até amanhã, dia 2 de novembro.

    Continua após a publicidade
    Publicidade