Você retém a informação melhor quando escreve em vez de digitar

Os movimentos para traçar cada letra exigem mais do cérebro do que bater os dedos no teclado – e isso pode estimular a memorização.

29 jan 2024, 18h47

O bom e velho papel e caneta podem ser mais eficientes do que o teclado do celular ou computador – pelo menos quando o assunto é te lembrar do que foi anotado. Pesquisadores descobriram que escrever aumenta a conectividade de diferentes áreas do cérebro, e pode ajudar a reter melhor as informações.

A culpa é do movimento que você faz. Ao digitar, você simplesmente pressiona as letras, uma de cada vez, em movimentos simples e relativamente iguais – não há grandes diferenças entre caracteres. Por outro lado, ao escrever algo à mão você deve fazer movimentos específicos para traçar cada uma das letras.

Para avaliar a diferença entre a escrita e a digitação e seus efeitos no cérebro, os pesquisadores conduziram experimentos com 36 estudantes destros, na média dos 20 anos. Seus resultados foram publicados no periódico científico Frontiers in Psychology.

Cada um dos voluntários recebeu 30 palavras em norueguês (o experimento foi feito pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega) precedidas por um comando: digite ou escreva. Conforme a ordem, deveriam escrever com letra cursiva sobre uma tela ou digitar em um teclado usando o indicador direito – segundo os pesquisadores, isso era para tornar os resultados mais fáceis de interpretar, evitando o cruzamento entre os dois hemisférios do cérebro, já que o lado direito do córtex motor controla os movimentos da mão esquerda e o esquerdo, os da mão direita.

Metade das palavras foi digitada; a outra metade, escrita. Os participantes tinham pequenos eletrodos colados em suas cabeças para monitorar os sinais elétricos do cérebro.

Em todos os voluntários, escrever à mão levou a um aumento na conectividade entre as partes centrais do cérebro e o lobo parietal, na parte externa, o que não aconteceu com a digitação.

Esse aumento de conectividade já foi associado a uma melhoria da memória e da aprendizagem. Segundo os pesquisadores, o trabalho “pode ser interpretado como prova de que a escrita à mão promove a aprendizagem”.

Embora seja muito mais fácil usar um computador, talvez seja melhor fazer anotações à mão em certos casos.