GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Vulcão da Guatemala já matou 65 pessoas –e está sendo comparado ao Vesúvio

Chamado de "Fuego", o vulcão entrou em atividade poucos dias depois do Kilauea, no Havaí – mas foi absurdamente mais letal. E a ciência explica o motivo.

Pelo menos 65 pessoas morreram na Guatemala depois da erupção do Vulcão de Fogo, que ocorreu na tarde deste domingo. O povoado de El Rodeo de Escuintla, no sul do país, foi sepultado pela lava e lama fervente. Enquanto isso, os moradores do Havaí estão aliviados ao notarem que a erupção do Kilauea, que começou no mês passado e segue ativo, não trouxe danos muito maiores do que a lenta destruição de estruturas físicas. Como duas grandes erupções causaram consequências tão diferentes uma da outra? A ciência explica.

O havaiano Kilauea é um vulcão do tipo escudo. Ele tem esse nome porque seu formato de “montanha arredondada” lembra o de um escudo deitado. Vulcões desse tipo só costumam expelir fluxos de lava fluidos. É uma lava pouco viscosa, mais “líquida”, e que vai escorrendo gradualmente, alcançando grandes distâncias. O magma desse vulcão também magma era bastante líquido, não acumulava gases. Ou seja: no geral, a erupção de Kilaueua é um processo lento.

Já o Fogo é um estratovulcão – o equivalente geológico a um canhão. Ele é propenso a expelir fluxos rápidos e fortes de cinzas, lava e lama. O magma do Vulcão de Fogo é mais viscoso, o que faz com que acumule mais gases. Quanto mais gases, mais ele se torna explosivo. Além disso, outro fator que torna o Vulcão de Fogo tão ameaçador é a sua capacidade de gerar altas quantidades de fluxos piroclásticos, que são misturas rápidas de gás muito quente e matéria vulcânica. Eles formam avalanches densas e pesadas que descem rapidamente, levando tudo que fica em seu caminho.

O poder de destruição do Vulcão de Fogo levou especialistas a compará-lo ao Vesúvio, o famoso estratovulcão que soterrou as cidades de Pompeia e de Herculano. Já o Kilauea está destruindo habitações, enquanto a maioria dos seus moradores fogem em segurança. E tudo isso dependeu de uma loteria geográfica.