Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Zidani: O craque de ouro

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 31 out 2004, 22h00

Os brasileiros conhecem-no muito bem. O francês Zinedine Zidane, meio-campista do Real Madrid, é o jogador de futebol mais caro do mundo. E ele só ganhou esse status depois de fazer dois gols contra a seleção brasileira na fatídica final da Copa do Mundo de 1998, quando a França venceu por 3 a 0 e sagrou-se campeã.

Filho de imigrantes argelinos, Zidane nasceu em Marselha, em 1972. Estreou na primeira divisão francesa na temporada 1988/89, pelo AS Cannes. Depois de ajudar o modesto Bordeaux a chegar à final da Copa da Uefa de 1996, rumou para a Juventus de Turim, pela qual conquistou dois títulos italianos. Em 2001, transferiu-se para o Real Madrid, numa transação que custou 66 milhões de dólares ao clube espanhol. No time madrilenho, ganhou o Campeonato Espanhol, a Copa dos Campeões da Europa e o Mundial Interclubes em 2002.

Dono de um toque de bola refinado e uma excelente visão de jogo, Zizou, como é chamado pelos torcedores, é o principal meio-campista do futebol mundial. É preciso nos lançamentos e nos chutes de longa distância. Não costuma arriscar jogadas individuais, preferindo apostar no toque de bola. Ao lado de Michel Platini, é o maior jogador de futebol da história da França. Em 2003, foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo pela Fifa, pela terceira vez em sua carreira. Foi considerado também o melhor jogador europeu dos últimos 50 anos.

Publicidade