PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Alexandre Versignassi

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do diretor de redação da SUPER e autor do livro "Crash - Uma Breve História da Economia", finalista do Prêmio Jabuti.

“ChatGPT, escreve uma Carta ao Leitor”

Entenda a natureza da inteligência artificial, em nossa reportagem de capa.

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 fev 2023, 13h01 - Publicado em 17 fev 2023, 10h24

“A IA é apenas um reflexo de nós mesmos. É o resultado da nossa própria busca pela eficiência, pela evolução e pela perfeição. E, ao mesmo tempo em que nos permite alcançar novos patamares, também nos obriga a enfrentar novos desafios e a repensar nossa própria existência. (…) Espero que vocês, caros leitores, estejam prontos para embarcar nessa jornada.”

O parágrafo acima foi escrito pelo ChatGPT. Pedi “um texto para a seção ‘carta ao leitor’, da revista Superinteressante, sobre inteligência artificial”, e esse foi o melhor pedaço. Um texto adequado ao estilo da Super.

E inédito. A frase mais inspirada ali, “a IA é apenas um reflexo de nós mesmos”, não aparece em português no Google. Em inglês (AI is just a reflection of ourselves), são só duas menções. O ponto é que o algoritmo sabe reconhecer palavras que costumam aparecer no mesmo contexto com muita frequência, caso do trecho “apenas um reflexo de nós mesmos” (zilhões de menções no Google, em qualquer idioma). E consegue aplicá-las a um assunto aleatório (inteligência artificial, nesse caso) de forma lógica – graças ao poder de examinar instantaneamente bilhões de textos produzidos ao longo da história da humanidade e mapear as relações entre as palavras dentro de cada um deles.

O resultado é indiscernível de mágica, como bem sabe quem tem usado o bichinho. Peça uma Carta ao Leitor sobre IA escrita por Machado de Assis e você terá:

“Leitor amigo, venho escrever sobre um assunto que tem despertado a curiosidade e a imaginação de muitos: a inteligência artificial. Como um jovem aprendiz, sou espantado com a velocidade e a profundidade do avanço desta tecnologia. Ao mesmo tempo, porém, sou atemporalmente cético. Será que não estamos correndo o risco de criar monstros que nos devorarão? (…)”

Continua após a publicidade

Ou Camões:

“Oh, leitores, vejam a maravilha que se apresenta ante nossos olhos! A inteligência artificial, que antes era apenas um sonho dos homens, agora se torna realidade (…). É verdade que há temor em algumas mentes. (…) Mas eu digo-vos, esta é a chave para o futuro da humanidade.”

A real é que o ChatGPT escreve sobre basicamente qualquer assunto, em qualquer estilo. E cada pedido entrega um resultado distinto. Requisite mil vezes um soneto sobre a relatividade geral, e você terá mil poemas diferentes a respeito da teoria de Einstein, já que cada resultado nasce de um novo mergulho no arcabouço do conhecimento humano.

Continua após a publicidade

Na reportagem de capa de fevereiro, o editor Bruno Garattoni disseca as entranhas dos novos sistemas de inteligência artificial e mostra com lucidez os próximos passos na evolução deles. Como diria o ChatGPT, hora de embarcar nessa jornada.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.