PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

A (surpreendente) conclusão sobre o novo Windows

Antes de mais nada, peço desculpas a vocês por só escrever agora -como estou trabalhando muito numa matéria da próxima SUPER (o assunto é surpresa, mas acho que vcs vão gostar), só agora terminei de ler todo o manual técnico do Windows 7 e pude refletir a respeito. Bom, vamos lá: 1. O visual é bacana, gente. Nos comentários, alguns de […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 ago 2024, 10h46 - Publicado em 29 out 2008, 23h51

Antes de mais nada, peço desculpas a vocês por só escrever agora -como estou trabalhando muito numa matéria da próxima SUPER (o assunto é surpresa, mas acho que vcs vão gostar), só agora terminei de ler todo o manual técnico do Windows 7 e pude refletir a respeito. Bom, vamos lá:

1. O visual é bacana, gente. Nos comentários, alguns de vcs ficaram desapontados com a aparência do Windows 7 – que consideraram muito parecido com o Vista. Concordo em parte (ainda tenho saudades daquele protótipo alucinante que vi em Los Angeles cinco anos atrás), mas gostei da nova interface gráfica. Ela é uma evolução; não uma revolução. E isso não é nenhum pecado – o Mac OS X Leopard também é parecido com seu antecessor, e nem por isso as pessoas reclamam.

2. Ele é mais veloz. Mas isso não importa. Ao que tudo indica, o Windows 7 realmente tem um ganho: carrega um pouquinho mais rápido. Só que quando ele chegar ao mercado, ano que vem, até os chamados netbooks (notebooks bem pequenos, com configurações modestas) já terão dois chips, 2 gigas de memória e disco rígido generoso. O Vista e o 7 são mais pesados que o Windows XP. Mas, com a evolução do hardware, essa diferença está se tornando irrelevante.

3. O sistema ficou menos pentelho. A Microsoft finalmente consertou o grande problema do Vista: o maldito sistema User Account Control, que fica interrompendo o usuário com perguntas idiotas. No Windows 7, ele é mais inteligente – só aparece quando realmente necessário. E a conexão com redes Wi-Fi também ficou melhor (aparentemente, mais fácil até que no Windows XP).

Continua após a publicidade

4. E a compatibilidade não será problema. Ano passado, o Vista chegou trazendo o caos: muitos softwares e periféricos não rodavam nele. Só que hoje, 18 meses depois, praticamente tudo já foi atualizado. Como o Windows 7 tem o mesmo ‘coração’ (kernel) do Vista, deve aproveitar tudo isso. E ele traz um novo sistema de drivers, com características que prometem diminuir os paus que tanto perturbaram o Vista (você sabia que 30% dos travamentos não são culpa da Microsoft, e sim das placas de vídeo?)

5. Já os recursos… 3 coisas me chamaram a atenção. O fim da barrinha Sidebar, que só servia pra roubar espaço na tela, um assistente que simplifica a transferência de arquivos via Bluetooth (superbom pra quem tem notebook e celular), e o Troubleshooting Center, que gerencia os problemas do micro e realmente parece melhor que o similar embutido no Vista. Ok, mas…

6. Estou decepcionado, e MUITO. Cadê o editor de vídeos – Movie Maker – em alta definição? Cadê o ‘gerenciador de pacotes’, aquele recurso do Linux que tanto ajuda a baixar novos softwares? (Falando nisso, cadê o desktop 3D?) E cadê o antivírus embutido? Cadê o disco virtual e a integração do Windows com a internet? Cadê o Windows Media Player com suporte a podcasts, gente? 

* * *
Conclusão: O Windows 7 realmente é melhor que o Vista – suas inovações farão com que seja menos xingado. Mas pôxa! Mais uma vez, os caras vacilaram. Tanta coisa legal, e vital, que podiam ter incluído… Fiquei com vontade de arrumar um emprego lá: só pra mostrar tudo o que pode, e deve, ser feito com o sistema operacional mais popular do mundo. É tão óbvio… se liga, Microsoft! 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.