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Bruno Garattoni

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Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Apple lança a iTunes Store no Brasil – com músicas, filmes e iCloud

Finalmente. Após sete anos e meio de espera, a loja virtual iTunes Store começou a vender música no Brasil. A loja, que entrou no ar na madrugada de hoje, pode ser acessada por meio do programa iTunes. Basta abrir o iTunes, clicar no ícone da loja e ela aparecerá para você (agora com músicas e […]

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Atualizado em 21 dez 2016, 09h42 - Publicado em 13 dez 2011, 08h06

Finalmente. Após sete anos e meio de espera, a loja virtual iTunes Store começou a vender música no Brasil. A loja, que entrou no ar na madrugada de hoje, pode ser acessada por meio do programa iTunes. Basta abrir o iTunes, clicar no ícone da loja e ela aparecerá para você (agora com músicas e filmes e não só aplicativos, como costumava ser).

A iTMS já está oferecendo uma coleção que inclui música pop (Coldplay) e mpb (Seu Jorge, Maria Bethânia, Roberto Carlos). Por enquanto, não é muita coisa – enquanto escrevo este post, há apenas 54 álbuns e/ou faixas avulsas (como o megahit “Se eu te Pego”, by Michel Teló) disponíveis na iTunes Store brasileira, que cobra US$ 1 por faixa ou US$ 10 por álbum. Também há filmes recentes, como “Planeta dos Macacos” e “X-Men Primeira Classe”, a preços que variam entre US$ 3 (para alugar, ou seja, o arquivo se autodestrói 48 horas após ser aberto) e US$ 15 (para comprar). A loja não oferece programas de TV nem livros em português, ao menos por enquanto.

Outra novidade que entrou no ar hoje é o serviço iTunes Match, que armazena cópias das suas músicas no iCloud, da Apple, para que você possa ouvi-las em qualquer dispositivo (computador, AppleTV, iPod, iPhone ou iPad) conectado à internet. Ele já está disponível no Brasil, a US$ 25 anuais. Os valores são pagos via cartão de crédito.

Em suma: habemus iTunes Store. Ela foi inaugurada com um cardápio bem restrito – que além de pequeno por si só não se compara ao acervo de serviços mais tradicionais, como o Terra Sonora. Mas finalmente soluciona os dois problemas que emperravam a música online no Brasil: integração com o iTunes e compatibilidade com iPod/iPhone (a maioria dos serviços locais sempre trabalhou com arquivos no formato WMA Protegido, que os gadgets da Apple não rodam). A iTunes Store brasileira tem muito o que evoluir, e não é uma panacéia contra a pirataria – pois no Brasil, ao contrário do que acontece nos EUA, não há uma perseguição sistemática a quem baixa música ilegalmente. Mas é um passo histórico na direção certa.

Update: a AppleTV também começou a ser comercializada hoje no Brasil. R$ 400.

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