Apple lança seu primeiro programa de TV – e é um reality show
Planet of the Apps tem dividido opiniões nos EUA; veja trailer
O programa se chama Planet of the Apps e é uma competição entre desenvolvedores de software, que inventam aplicativos e os apresentam a um grupo de jurados. Mais ou menos como Master Chef, The Voice e outros tantos reality shows – só que com apps no lugar de comida ou música. Os vencedores receberão investimento da empresa Lightspeed Ventures. Veja o trailer:
A ideia até que é interessante, mas o programa tem recebido críticas da imprensa americana. Primeiro, pela escolha dos jurados: as atrizes Jessica Alba e Gwyneth Paltrow, o músico will.i.am e o empresário Gary Vaynerchuck. O juri tem lá seu nexo (Alba e Paltrow são donas de negócios de internet, e will.i.am foi “consultor criativo” de empresas de tecnologia), mas não inclui nenhum representante da Apple – e, o que é mais crítico, nenhum programador de apps.
Cada candidato tem apenas 60 segundos para convencer os jurados. Isso é uma tentativa de reproduzir o elevator pitch (algo como “proposta de elevador”), um costume tradicional no meio das startups, onde o ideal é refinar a própria ideia a ponto de conseguir convencer um potencial investidor em poucos segundos – como ao encontrá-lo no elevador, por exemplo. Um conceito instigante, mas cuja execução também tem dado o que falar: em vez de um elevador, os produtores do programa colocaram uma escada rolante, que os candidatos devem descer enquanto descrevem seus aplicativos.
O reality, cuja data de estreia não foi divulgada, será exibido apenas no serviço Apple Music. É uma tentativa da Apple de reagir aos movimentos da Amazon e do Netflix, que investem pesado em conteúdo exclusivo para seus serviços de streaming, e têm obtido retorno – The Grand Tour, do Amazon Prime Video, foi visto por 2,3 milhões de assinantes (e gerou tanto interesse que se tornou o programa de TV mais pirateado de todos os tempos).