Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

Apple mostra novo Macbook Pro – com touchscreen embutida no teclado

Realizada agora há pouco nos EUA, a apresentação da empresa começou abordando o AppleTV, com duas novidades relevantes: ele vai ganhar uma versão do game Minecraft (mais um sinal de amizade entre Apple e Microsoft, antigas arquirrivais), e o app “TV” – que mostra, numa só tela, todas as opções de conteúdo disponíveis no AppleTV, […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 09h40 - Publicado em 27 out 2016, 15h25

Screen Shot 2016-10-27 at 4.13.34 PMRealizada agora há pouco nos EUA, a apresentação da empresa começou abordando o AppleTV, com duas novidades relevantes: ele vai ganhar uma versão do game Minecraft (mais um sinal de amizade entre Apple e Microsoft, antigas arquirrivais), e o app “TV” – que mostra, numa só tela, todas as opções de conteúdo disponíveis no AppleTV, unificando o conteúdo que antes estava disperso pelos apps das emissoras (HBO, Fox, Showtime, etc). Parece bom.

Screen Shot 2016-10-27 at 4.31.38 PME chama a atenção, acima de tudo, porque indica que a Apple desistiu de lançar seu próprio televisor, último projeto a ter o envolvimento de Steve Jobs (e maior gerador de buzz antes do “carro da Apple”, outro projeto que tem perdido fôlego). Antes de morrer Jobs declarou, enigmaticamente, que havia “finalmente conseguido” reinventar a interface da televisão. O resultado, aparentemente, é o app mostrado hoje. A Apple tende a ficar nele, e não entrar no negócio de televisores – o que, considerando as baixas margens de lucro desse mercado, provavelmente faz todo o sentido (Panasonic, Philips, Toshiba e Sharp já deixaram o setor, que tem cada vez menos fabricantes).

Screen Shot 2016-10-27 at 4.15.55 PM
PowerBook 100, primeiro laptop da Apple (à esq.), e o novo MBP (à dir.)

Em seguida, Tim Cook lembrou que este mês marca 25 anos do lançamento do primeiro notebook da Apple (o PowerBook 100, que tinha 2 megabytes de memória e custava o equivalente a US$ 4.000 em valores de hoje), e apresentou o novo MacBook Pro. Ele tem versões com tela de 13″e de 15″, processador Core i7, placa de vídeo Radeon Pro de 4 GB, solid state disk de 256 GB e é um pouco menor, mais fino e mais leve que o Pro atual. Tem um trackpad gigante, com o dobro do tamanho, e sensor de impressões digitais no botão liga-desliga. Mas a principal mudança é o Touch Bar: uma barrinha retangular, sensível ao toque, que fica dentro do teclado e substitui algumas funções dele.

Screen Shot 2016-10-27 at 4.13.14 PMEla se adapta ao programa que você está usando. Quando você está escrevendo, mostra emojis ou sugestões de autocompletar palavras, como no iPhone. Quando está navegando na internet, mostra atalhos para os sites que você mais acessa. No Final Cut, de edição de vídeo, você rola a timeline deslizando o dedo pela barrinha. No Photoshop, ela mostra atalhos para as ferramentas mais usadas e para alguns ajustes (como brilho/contraste e tamanho dos pincéis).
O Microsoft Office também vai mostrar algumas funções na barrinha.

Screen Shot 2016-10-27 at 4.13.04 PMA Touch Bar é uma ideia bem interessante, cuja utilidade prática vai depender da criatividade dos desenvolvedores de software. Mas é um diferencial bem visível, que por isso mesmo a Apple vai explorar bastante (pode apostar que os teclados dos próximos iMacs virão com Touch Bar). Nos EUA, o novo MacBook Pro vai custar de US$ 1.500 (versão com tela de 13″) a US$ 2.400 (versão de 15″). No Brasil, o preço deve começar na faixa de R$ 9.000.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.