Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

As 7 coisas mais típicas da internet dos anos 90 – e uma página que junta todas elas

Lembra do modem dial-up? Do navegador Netscape? Das páginas do Geocities? Talvez sim, talvez não – porque a internet no Brasil já tem um bocado de tempo (completou 20 anos em 2015). Os sites eram muito diferentes, tinham coisas que hoje parecem quase alienígenas. Os anos 90 foram para a internet o que os anos […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 09h41 - Publicado em 28 ago 2015, 16h25

Screen Shot 2015-08-27 at 5.18.09 PMLembra do modem dial-up? Do navegador Netscape? Das páginas do Geocities? Talvez sim, talvez não – porque a internet no Brasil já tem um bocado de tempo (completou 20 anos em 2015). Os sites eram muito diferentes, tinham coisas que hoje parecem quase alienígenas. Os anos 90 foram para a internet o que os anos 80 foram para a moda: um tempo meio exagerado, meio bizarro, superbrega – e muito divertido. Vamos aos 7 itens mais típicos daquela época – e, logo depois, o site que junta tudo numa só página.

 

1. O bendito GIF “em construção”

1_GIF_em_construcao
Nos anos 90, as páginas da web eram mais inacabadas do que as obras do metrô de São Paulo – grande parte delas vivia eternamente “em construção”.  E sinalizava isso com uma imagem: o GIFzinho do operário trabalhando. Ele sempre estava lá, incansável…

Continua após a publicidade

2. Contador de visitas
2_ContadorHoje, a audiência dos sites é medida pelo Google Analytics, que oferece aos editores ferramentas sofisticadíssimas. Nos primórdios da internet, não era assim. O medidor de audiência era só um número – e que ficava à mostra, à vista de todo mundo, no rodapé da sua página.

3. Fontes engraçadinhas

3_Fontes-doidonas_2Era moda incrementar as páginas com títulos em WordArt – com letras retorcidas, efeito 3D e gradientes de cor. De todos os elementos da web pre-histórica, esse deve ter sido o que pior envelheceu. Se até na época já era ruim…

Continua após a publicidade

 

4. Frames

4_FramesSe você se irrita com pop-ups e coisas em Flash, é porque não viveu a era dos frames – quadrinhos que permitiam juntar conteúdo de fontes diferentes na mesma página. Além de feio, era um estorvo: deixava tudo muito difícil de navegar. Gambiarra pura.

Continua após a publicidade

5. Imagens quebradas

5_Imagens_quebradasTodo mundo era acostumado a esperar as fotos das páginas abrirem. O problema é que, muitas vezes, elas simplesmente não carregavam – e no lugar aparecia esse belo ícone, que inevitavelmente se tornou a imagem mais comum da internet nos anos 90.

 

6. Backgrounds sem noção

6_Fundos_poluidoesFundo de site é como papel. Até pode ter cor, mas é melhor branco. Na infância da web, as pessoas não pensavam assim – e botavam pra quebrar. Além de cor, o fundo de algumas páginas tinha até textura, como pedra, teia de aranha ou fogo (pois é).

7. Música de fundo

7_MusicaIsso era demais. Lembra quando você entrava numa página e começava a tocar uma musiquinha? Geralmente era alguma coisa em MIDI, bem escandalosa e repetitiva, e que tocava sem parar. E o único jeito de silenciar aquilo era abaixar o volume do PC – ou fechar a página.

E agora tudo junto
O designer alemão Cameron Askin vasculhou os arquivos do Geocities, o principal serviço de construção de sites dos anos 90, e recortou milhares de páginas para montar o Cameron’s World – um site que junta os melhores elementos de milhares delas. Todos os elementos são reais, ou seja, estavam na página de alguém. Uma overdose só (clique na imagem para acessar o site):

print-full

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.