Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Boa parte das televisões 4K não é realmente Ultra HD; entenda por quê

Durante os jogos da Copa, você certamente viu os anúncios de algo chamado “4K” – um novo padrão de televisões, que também é conhecido como Ultra HD e tem 4 vezes mais resolução do que as TVs atuais. Ainda há pouquíssimo conteúdo gravado nesse formato (a NET transmitiu alguns jogos da Copa, o Netflix oferece a série […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 set 2024, 10h12 - Publicado em 17 jul 2014, 13h27


Durante os jogos da Copa, você certamente viu os anúncios de algo chamado “4K” – um novo padrão de televisões, que também é conhecido como Ultra HD e tem 4 vezes mais resolução do que as TVs atuais. Ainda há pouquíssimo conteúdo gravado nesse formato (a NET transmitiu alguns jogos da Copa, o Netflix oferece a série “House of Cards” e a Sony tem alguns filmes gravados em Ultra HD), e você só consegue perceber a melhoria na qualidade de imagem em telas muito grandes, de 60″ ou mais, e sentando bem perto da TV. Mas o 4k/Ultra HD é um avanço bem vindo, e deve se tornar o padrão da indústria.

Mas nem todas as televisões 4K/Ultra HD são o que de fato dizem ser. Não mais. A Consumer Electronics Association (CEA), entidade que reúne as empresas de eletrônicos, revisou o padrão – e incluiu exigências que várias TVs não atendem. Agora, para ser considerada de fato Ultra HD, a televisão precisa ter entrada HDMI 2.0 e decodificador HEVC (High Efficiency Video Codec). Essas tecnologias são realmente essenciais, pois é só graças a elas que a TV consegue rodar todos os vídeos Ultra HD, e a 60 quadros por segundo.

O problema é que várias televisões “4K/Ultra HD” atualmente no mercado não possuem essas características. Por isso, vale ficar atento à presença delas – principalmente agora, depois da Copa, em que todos os fabricantes querem desovar seus modelos antigos, e por isso têm oferecido bons descontos.  Nem todo Ultra HD é o que parece.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.