Criador da Wikipedia mostra como vai ficar rico – e faz piada sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial
Jimmy Wales está em São Paulo, onde fez uma apresentação a convite da revista Info. Ele negou que haja crise na Wikipedia (disse que a perda de editores sofrida pela enciclopédia é “mentira”), contou algumas curiosidades (na China, há restaurantes que servem um prato chamado “wikipedia frita”) e fez várias brincadeiras, como propor a criação da […]
Jimmy Wales está em São Paulo, onde fez uma apresentação a convite da revista Info. Ele negou que haja crise na Wikipedia (disse que a perda de editores sofrida pela enciclopédia é “mentira”), contou algumas curiosidades (na China, há restaurantes que servem um prato chamado “wikipedia frita”) e fez várias brincadeiras, como propor a criação da campanha “Cala Boca Vuvuzela”. Wales falou bastante sobre a Wikia, site em que qualquer pessoa pode criar sua própria enciclopédia colaborativa, sobre assuntos específicos (como a Lostpedia, que fala da série Lost). A Wikia é um serviço comercial, com anúncios, e por isso representa uma grande fonte de renda para Wales (a Wikipedia é uma fundação sem fins lucrativos, mas Wales já foi acusado de usar verba dela para fins pessoais).
Ele também mostrou um slide interessante, que compara a audiência das várias versões da Wikipedia pelo mundo. Veja só (clique na imagem para ampliá-la):
Na Wikipedia em inglês, os verbetes mais lidos são relacionados a cultura pop. Na versão japonesa, também. Já para os espanhóis, o assunto mais interessante é ciência e tecnologia. Para franceses e russos, “geografia” – assunto que também é o preferido na Wikipedia alemã. E aí Wales fez uma piadinha: “Os alemães estão realmente interessados em geografia. Não sei se isso é uma boa coisa”. É uma clara referência ao expansionismo nazista na II Guerra, até hoje tabu entre os alemães. A platéia não riu (seja porque não entendeu ou não achou graça), e o criador da Wikipedia emendou: “Eu não conto essa piada quando vou à Alemanha”.